Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Secretaria de Cultura

Nota de pesar – Marluce de Souza Costa (Dona Lúcia)

O circo pernambucano perdeu, no último sábado (4), uma de suas mais nobres representantes, Marluce de Souza Costa. Mais conhecida como Dona Lúcia, a matriarca do Circo Bingo Show faleceu aos 77 anos, depois de uma vida inteira dedicada ao universo circense.

Mãe de 8 filhos, Dona Lúcia nasceu no Rio Grande do Norte e entrou para o circo quando se casou com Francisco Chagas da Costa, o palhaço Cascudo. A estreia aconteceu em Fortaleza, capital do Ceará, cantando e dançando. Com o tempo, aprendeu outras artes, fazendo contorção e escada de copos. Passou pelos estados do Ceará, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Bahia e Pernambuco apresentando-se em diferentes circos, até conseguir, com a família, ter o seu próprio, o célebre Circo Bingo Show.

Com toda a experiência acumulada em quase meio século de vida circense, Dona Lúcia conheceu as mudanças pelas quais o circo passou nas últimas décadas em toda a região do Nordeste, e sua persistência na arte circense revela o amor necessário a quem dedica sua vida a uma arte.

Ficam aqui nosso lamento, nossa gratidão e o compromisso de seguir contribuindo para a preservação de sua memória.

< voltar para home