Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Secretaria de Cultura

Nota de pesar – Sílvio Hansen

Acervo pessoal

Acervo pessoal

Sílvio Hansen era um dos artistas mais atuantes em exposições e performances do país

A Secretaria de Cultura de Pernambuco e a Fundarpe lamentam o falecimento do artista plástico e poeta visual Silvio Hansen, destacado nome no cenário nacional e internacional das artes, e um dos mais atuantes em exposições e performances no país.

Sílvio foi uma das lideranças mais ativas da Mail Art (Arte Postal), uma prática artística corrente e intensa nas décadas de 70 e 80, antes da propagação da internet como meio de comunicação. Muitos poetas aderiram ao movimento, propagando sua criação pelo correio, entre eles os ligados à poesia-prrocesso, que utilizavam técnicas como a xerografia e a colagens na composição de suas peças.

Hansen lutava contra um câncer há alguns anos, e não descansou em vida. Até o fim, trabalhou incansavelmente no projeto coletivo “Completely Knocked Down – Recife Bremen Connection”, que no início de março foi montada no Mamam, congregando artistas de Bremen, na Alemanha, e do Recife. Juntos, os artistas convidados construíram coletivamente obras de arte a partir de peças de artistas locais e fragmentos de objetos, trazidos num container. A exposição, que não chegou a ser aberta no Recife por conta da pandemia, continua montada aguardando a reabertura dos museus. E no próximo ano, será levada a Alemanha.

Aos familiares, amigos e admiradores da obra e Silvio Hansen, ficam aqui registrados nosso pesar e nossa profunda admiração ao legado deixado pelo artista.

< voltar para home