Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Secretaria de Cultura

Nota de pesar – Tereza Tenório

A Secult-PE e a Fundarpe lamentam profundamente o falecimento da poeta recifense Tereza Tenório, que nos deixou neste último domingo (7), vítima de uma parada cardíaca. Em seus 70 anos de vida, a escritora foi uma das figuras mais importantes do movimento literário Geração 65, formado, dentre outros, por Alberto da Cunha Melo, Jaci Bezerra, Marcus Accioly, Lucila Nogueira, Janice Japiassu, Ângelo Monteiro, Raimundo Carrero e Maximiano Campos.

Considerada a musa inspiradora do grupo, Tereza era advogada e integrante de movimentos sociais contra a violência. Autora de diversos livros, seus textos foram publicados em jornais e revistas de vários países. Em 2018, a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) publicou uma antologia poética e reuniu vários de seus poemas no livro Poesia Reunida: Tereza Tenório, sob edição de Wellington de Melo.

“Tive a honra de estudar e organizar sua obra reunida para a Cepe Editora, além de organizar e traduzir para o espanhol, junto com Lucila Nogueira, poemas inéditos de Tereza, publicados também pela Cepe no volume A musa roubada. Com isso, sua obra não cairá no esquecimento e está disponível para que novos leitores e novos pesquisadores conheçam essa voz muito singular”, destacou Melo, que é editor e escritor.

À família de Tereza Tenório, desejamos paz e conforto neste momento.

Marcelo Canuto
Presidente da Fundarpe

Gilberto Freyre Neto
Secretário de Cultura de Pernambuco

< voltar para home