Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Secretaria de Cultura

Novos instrumentos já contribuem para o aprendizado musical de crianças e jovens

Divulgação

Músicos e aprendizes das orquestras filarmônicas do Estado já estão sendo beneficiados com os instrumentos do Prêmio Funarte de Apoio a Bandas, entregues por meio de um acordo de cooperação técnica firmado entre a Fundação Nacional de Artes e a Secretaria Estadual de Cultura.

A entrega dos 21 instrumentos de sopro, como clarinetas, saxofones e trompetes aconteceu no último 4 de julho. Quatro bandas musicais de Pernambuco foram contempladas: Banda Municipal de Santa Cecília (Camocim de São Félix); Banda Saboeira (Goiana); Sociedade Musical 25 de Setembro (Limoeiro) e a Euterpina Juvenil Nazarena (Nazaré da Mata).

No sábado (9/8), profissionais da Secult-PE realizaram visitas técnicas na sede da Saboeira e da Sociedade Musical 25 de Novembro. Na ocasião, puderam constatar que os instrumentos já estão ajudando na formação musical de cerca de 40 crianças e jovens.

Sobre o Projeto
Criado em 1976, o Projeto Bandas atende aos conjuntos de sopro e percussão, tradicionalmente designados como “bandas de música”, organizados, na forma da lei, como bandas civis. Além da distribuição gratuita dos instrumentos, o projeto atua também no cadastramento das organizações; na promoção de cursos para o aperfeiçoamento prático e teórico de mestres e instrumentistas; de oficinas de manutenção e reparo de instrumentos de sopro; além da edição e distribuição de partituras de músicas de compositores brasileiros, especialmente arranjadas para bandas. Essas ações são desenvolvidas pela Funarte em parceria com instituições culturais estaduais, municipais e privadas de todo o país.Hoje, o Projeto Bandas tem mais de duas mil bandas de música cadastradas, em metade dos municípios brasileiros. Desde sua criação, mais de 40 mil instrumentos de sopro já foram distribuídos.

Bandas em Pernambuco
Também reconhecidas como importantes núcleos de formação musical, apenas em Pernambuco existem mais de 200 bandas de música. A tradição é tanta que, 30 delas são centenárias e 4 já foram agraciadas com o título de Patrimônio Vivo do Estado. São elas: a Associação Musical Euterpina de Timbaúba, a Banda Revoltosa (Nazaré da Mata), a Banda Curica (Goiana) e a Sociedade Musical Euterpina Juvenil Nazarena, que também figura entre as vencedoras deste Prêmio da Funarte.

Divulgação

< voltar para home