Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Secretaria de Cultura

Recife debate a composição dos novos conselhos estaduais de Cultura

As próximas audiências públicas serão realizadas em Caruaru e Salgueiro nos dias 28 de março e 05 de maio.

Foto: Laís Domingues

Mais um passo foi dado na tarde desta quarta-feira (22) para a concretização de uma importante conquista do setor cultural pernambucano. Mais de 170 pessoas entre artistas, produtores culturais, militantes da cultura e gestores públicos ocuparam o auditório da Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco – FCAP para debater, em Audiência Pública convocada pela Secult-PE/Fundarpe, as diretrizes que irão nortear a composição do Conselho Estadual de Política Cultural e do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural.

Foto: Laís Domingues

A primeira de três audiências, e única na Região Metropolitana, iniciou com a fala do secretário Marcelino Granja sobre a proposta de composição dos conselhos feita pela Secretaria de Cultura e Fundarpe. Após a apresentação, os presentes puderam participar do debate com críticas e ideias para alterações no texto apresentado. “Foram mais de 30 intervenções do público presente, o que mostra o interesse da sociedade e dos fazedores de cultura pela construção de um conselho democrático e representativo”, afirmou a presidente da Fundarpe Márcia Souto, que ainda ressaltou a qualidade do debate com os agentes culturais presentes “foi uma audiência bastante propositiva com propostas bem avançadas, e a gente sentiu a vontade e o esforço da sociedade civil sobre o tema”, avaliou Márcia.

Alguns pontos da proposta apresentada pela SecultPE/Fundarpe foram discutidos, até a noite, pelos presentes. O secretário Marcelino Granja destacou a importância da mobilização coletiva para criação dos fóruns que vão eleger os representantes da sociedade civil. “A partir da massa crítica que temos hoje, tenho certeza que vamos conseguir mobilizar milhares de pernambucanos e pernambucanas para a formação desses fóruns. Por isso que a gente faz um apelo a vocês para que se crie uma grande movimentação política em torno dessa construção”, enfatizou Granja.

Após o debate, o secretário e a secretária executiva de Cultura, Marcelino Granja e Silvana Meireles, e a presidente da Fundarpe, Márcia Souto – que integraram a mesa da audiência, fizeram observações sobre todos os pontos abordados na proposta, e também convocaram todos para os próximos encontros oficiais com a sociedade civil, que acontecem na cidade de Caruaru e Salgueiro, respectivamente.

Foto: Laís Domingues

Mais Audiências Públicas, mais debate
O ciclo de debates sobre a composição do Conselho Estadual de Política Cultural e do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco contará com mais dois capítulos em cidades distintas: Caruaru e Salgueiro. A Audiência Pública em Caruaru acontece na próxima terça-feira (28/04), a partir das 10h, no Auditório do Instituto de Tecnologia de Pernambuco – ITEP. E na outra terça-feira (05/05) o debate chega ao sertão pernambucano. Os trabalhadores da cultura da região poderão participar da Audiência Pública que acontecerá em Salgueiro, no Auditório do Salgueiro Plaza Hotel, a partir das 15h.

 

< voltar para home