Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Secretaria de Cultura

Recife recebe etapa estadual de votação do CNPC no próximo dia 11

A cidade do Recife recebe, no dia 11 de setembro, a etapa estadual do processo eleitoral do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC). O encontro será promovido pelo Ministério da Cultura (MinC) em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco (Secult/PE). As inscrições e votações presenciais serão possíveis das 9h às 18h na Jump Brasil (Rua Capitão Lima, 420, Santo Amaro). Lembramos que as inscrições poderão ser posteriormente feitas pela Internet, até o dia 26/09; e o período de votação se estenderá até o dia 07/10, ambos pelo site http://cultura.gov.br/votacultura/

Após atividades culturais locais e votação, os colegiados presentes poderão ser atendidos até às 18h. O espaço ainda sediará a roda de conversas e palestra: “Participação Social na Gestão Cultural”, das 14h às 15h.

Importante ressaltar que os fóruns nacionais setoriais, nos quais serão eleitos os representantes da sociedade civil, acontecerão em novembro, em alguns estados brasileiros, incluindo Pernambuco. Além do Fórum Setorial de Cultura de Povos Indígenas, que já aconteceu em São Paulo, de 9 a 16 de setembro, acontecerão mais três fóruns setoriais. No Rio de Janeiro, de 10 a 13 de novembro ocorrerão os Fóruns Nacionais Setoriais dos Colegiados de: Dança, Teatro, Música, Arte Digital, Artes Visuais, Livro, Leitura e Literatura e Circo. O Distrito Federal sediará, de 10 a 20 de novembro, os Fóruns Nacionais Setoriais dos Colegiados: Moda, Design, Arquitetura e Urbanismo, Patrimônio Material, Arquivos e GT de Museus. E, de 14 a 29 de novembro, em Serra Talhada, Pernambuco, ocorrem os Fóruns Nacionais Setoriais dos Colegiados: Cultura Popular, Artesanato, Patrimônio Imaterial, Cultura Afro-brasileira.

O CNPC, órgão integrante do Ministério da Cultura (MinC), já recebeu mais de três mil inscrições realizadas por eleitores e candidatos para compor seus Colegiados Setoriais e o Plenário do conselho. O CNPC tem como objetivos propor e formular políticas na área da cultura e articular o debate entre o governo e a sociedade civil, para desenvolver as atividades culturais no território nacional.  Os encontros presenciais para finalizar a inscrição e realizar a votação serão realizados nas 27 unidades de federação entre os dias 8 e 26 de setembro. Os interessados poderão se inscrever para votar ou para se candidatar nos seguintes Colegiados: Arquitetura e Urbanismo; Arquivos; Arte Digital; Artes Visuais; Artesanato; Circo; Culturas Afro-Brasileiras; Culturas Populares; Dança; Design; Literatura, Livro e Leitura; Moda; Música; Patrimônio Imaterial; Patrimônio Material e Teatro.

Em cada um dos encontros (no caso de Pernambuco, dia 11 de setembro), os participantes poderão manifestar suas ideias para aperfeiçoar políticas culturais. Para se inscrever no processo como eleitores, a pessoa deve ser maior de 16 anos, ou maior de 18 anos, caso queira de inscrever como candidato. De acordo com o diretor do Sistema Nacional de Cultura e Programas Integrados da SAI, Eduardo Mattedi, serão disponibilizados ao público terminais de acesso à plataforma digital na qual são registradas as inscrições.

divulgação

divulgação

Recife recebe etapa estadual do processo de renovação do Conselho

 

< voltar para home