Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Secretaria de Cultura

Resultados preliminares da pesquisa sobre os impactos da Covid-19 na cultura

Já está disponível o boletim com resultados preliminares da pesquisa nacional “Percepção dos Impactos da Covid-19 nos Setores Culturais e Criativos do Brasil”, que pretende levantar as consequências da pandemia para o mercado cultural brasileiro. A iniciativa tem apoio da Secretaria da Cultura de Pernambuco.

Segundo os levantamentos iniciais, as perdas de arrecadação foram mais sentidas durante os meses de maio a julho, chegando em média a 44,5% de queda no setor. Ainda de acordo com os questionários, a percepção dos participantes é que o próximo semestre será de manutenção das perdas já registradas.

A maioria avalia que, no período de agosto a outubro/2020, perderá 100% da receita (30,2%), seguida por aqueles que não acreditam em nenhuma alteração (25%). Uma parcela diminuta avalia que a sua receita aumentará menos de 50% neste período (7,3%) e da mesma forma entre novembro de 2020 e janeiro de 2021 (9,45%).

“Os impactos são enormes e mais duradouros para a classe cultural que precisou parar no início do isolamento e ainda não tem previsão para retorno. A cadeia cultural vai passar por isso de forma muito dura e certamente vai se reinventar”, comenta Gilberto Freyre Neto, secretário de Cultura de Pernambuco.

Confira abaixo os dados preliminares sobre a pesquisa:

PARTICIPE
A pesquisa ainda não encerrou a fase de coleta de informações, contando ainda com a sua participação para responder e/ou compartilhar o questionário: iccscovid19.paperform.co/. Sua contribuição é muito importante para o entendimento dos Impactos da Covid-19 nos Setores Culturais e Criativos do Brasil.

O boletim com resultados parciais, relatório final, painel de acompanhamento das participações, informações sobre outras pesquisas, notícias, ações adotadas para enfrentar os efeitos da pandemia no Brasil e no mundo, podem ser acessados no site da pesquisa através do link: iccscovid19.com.br.

São parceiros dessa iniciativa: Representação da Unesco no Brasil, Universidade de São Paulo, Sesc, Fórum dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, Secretaria de Cultura do Estado de Alagoas, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, Secretaria da Cultura do Estado do Espírito Santo, Secretaria de Estado de Cultura do Maranhão, Secretaria de Estado de Cultura do Pará, Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná, Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco, Fundação José Augusto (Rio Grande do Norte), Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, Fundação de Cultura e Arte Aperipê do Estado de Sergipe.

Para mais informações: contato@iccscovid19.com.br.

< voltar para home