Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Secretaria de Cultura

Secretaria da Mulher celebra 10 anos no Centro de Convenções

O evento, que contou com apoio da Secult-PE/Fundarpe, reuniu várias autoridades e organizações envolvidas na implementação de políticas públicas para as mulheres no Estado

*Com informações da Secretaria de Imprensa

Jan Ribeiro/Secult-PE/Fundarpe

Jan Ribeiro/Secult-PE/Fundarpe

O secretário estadual de Cultura, Marcelino Granja, prestigiou as comemorações de 10 anos da SecMulher

A Secretaria Estadual da Mulher (SecMulher) comemorou, no final da tarde desta terça-feira (28), seus 10 anos de criação. O evento, que contou com apoio da Secult-PE/Fundarpe, reuniu, no Auditório Tabocas (Centro de Convenções), várias autoridades, como a presidente da Fundarpe Márcia Souto e o secretário estadual de Cultura Marcelino Granja, e organizações envolvidas na implementação de políticas públicas para as mulheres no Estado.

A cerimônia começou por volta das 15h, com a apresentação das cantoras Isaar França e Nena Queiroga que, juntas, entoaram o Hino de Pernambuco e, depois, cantaram Tente Outra Vez (Raul Seixas) e Minha Ciranda (Lia de Itamaracá). Logo após, foi exibido um vídeo que rememorou a trajetória da SecMulher desde sua fundação, em 2007, na gestão do ex-governador Eduardo Campos.

Jan Ribeiro/Secult-PE/Fundarpe

Jan Ribeiro/Secult-PE/Fundarpe

A apresentação das cantoras Nena Queiroga e Isaar França abriram a cerimônia

Em seguida, o governador Paulo Câmara anunciou uma série de ação que vão fortalecer ainda mais as políticas públicas para as mulheres em Pernambuco, como a realização do concurso público da SecMulher. ”Trabalhamos em favor de igualdade de gêneros, de liberdade e da busca incessante do combate à violência contra a mulher. Por isso, ações como a realização do concurso público vêm para reforçar a Secretaria da Mulher, possibilitando, cada vez mais, a consolidação de políticas públicas específicas”, afirmou Paulo Câmara, que estava acompanhado da primeira-dama Ana Luiza Câmara.

À frente da Secretária da Mulher desde 2015, Sílvia Cordeiro destacou a importância do anúncio do certame para a estruturação definitiva das políticas desenvolvidas pelo organismo. “Esse era o passo que precisávamos para que a pasta se tornasse uma secretaria de Estado. Isso é fundamental”, avaliou. Com relação aos dez anos da pasta, a gestora comemorou o fato de a SecMulher estar presente em quase todo o Estado.

“Atualmente, 182 municípios de Pernambuco têm alguma organização voltada para a mulher. Isso mostra que todas essas cidades entendem a importância das políticas públicas. Essa é uma secretaria vitoriosa e reconhecida internacionalmente”, concluiu Sílvia, que ainda entregou ao governador Paulo Câmara o Anuário 8 de março – instrumento de prestação de contas de 2016 e planejamento de 2017 após realizar, junto ao chefe do Executivo estadual, homenagens a mulheres que contribuíram para construção das políticas que mudaram a vida de muitas pernambucanas.

Jan Ribeiro/Secult-PE/Fundarpe

Jan Ribeiro/Secult-PE/Fundarpe

Renata Campos recebeu das mãos de Paulo Câmara a homenagem (in memorian) pelo ex-governador Eduardo Campos

Durante o evento, o governador Paulo Câmara assinou, junto à presidente da Fundarpe, Márcia Souto, e ao presidente da Cepe, Ricardo Leitão, o Protocolo de Intenções do 10º Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero, que anualmente reconhece os melhores trabalhos desenvolvidos na área em Pernambuco. “A Fundarpe é parceira dessa premiação há muitos anos e, como uma instituição que tem como missão preservar e difundir o legado cultural do Estado, se sente muito honrada em contribuir nesse processo de reconhecimento de trabalhos voltados para estudos de gênero”, destacou a presidente.

Jan Ribeiro/Secult-PE/Fundarpe

Jan Ribeiro/Secult-PE/Fundarpe

A presidente Márcia Souto na assinatura do Protocolo de Intenções do 10º Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero

O chefe do Executivo estadual assinou, ainda, os Convênios de Cooperação Técnica entre a SecMulher e a Universidade de Pernambuco (UPE) para o atendimento às Mulheres Vítimas de Violência com Sequelas Buco-Maxilo-Faciais e para a realização do Curso de Especialização em Saúde da Mulher; entre a SecMulher e a Secretaria de Habitação para a concessão de unidades habitacionais para mulheres do Serviço de Abrigamento, Atendimento e Proteção às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Familiar, sob risco de morte em Pernambuco; e entre a SecMulher e a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação para o desenvolvimento de ações conjuntas voltadas ao fortalecimento sóciopolítica e produtivo e ao empreendedorismo das mulheres.

Estiveram presentes na solenidade os secretários Roberto Franca (Desenvolvimento Social, Criança e Juventude), Felipe Carreras (Seturel), Bruno Lisboa (Habitação) e João Campos (Chefe de Gabinete do Governo); a ex-primeira-dama Renata Campos; a deputada federal Creuza Pereira; a deputada estadual Simone Santana; a ex-secretária da Mulher e uma das homenageadas na solenidade, Cristina Buarque.

< voltar para home