Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Secretaria de Cultura

Secult lança série de vídeos do projeto Cultura nos Cantos, ligado ao Programa Mãe Coruja

Iniciativa precisou ser adaptada para plataformas virtuais devido ao isolamento social provocado pelo coronavírus

Vídeos serão divulgados sempre às terças-feiras, até 6/10

Vídeos serão divulgados sempre às terças-feiras, até 6/10

Começa nesta terça-feira (1º/9) a exibição de uma série de vídeos desenvolvidos pela Secult-PE para o Programa Mãe Coruja, uma das ações mais exitosas e premiadas do Governo de Pernambuco. As produções fazem parte do projeto Cultura nos Cantos, que integra as ações do programa, voltado para a melhoria da situação de vulnerabilidade de gestantes, crianças e seus familiares em 103 municípios do Estado. Com foco no Patrimônio Cultural do Estado, na leitura e nas bibliotecas, os vídeos serão disponibilizados sempre às terças- feiras, até o dia 6 de outubro, às 16h, nos canais do YouTube Cultura PE e Programa Mãe Coruja Pernambucana.

A exibição dos vídeos foi a alternativa encontrada pela Gerência de Política Cultural para dar continuidade ao projeto, desenvolvido desde 2017, agora com as limitações impostas pelo isolamento social, necessário ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Serão seis vídeos no total, todos de curta duração (entre 5 e 10 minutos).

A ação tem o objetivo de sensibilizar técnicos e parceiros do Mãe Coruja para a importância do Patrimônio Cultural de Pernambuco e, assim, propiciar uma reflexão sobre a relação de respeito, afeto e compreensão do lugar que ocupam no território, além da difusão de outros olhares sobre o desenvolvimento das crianças da primeira infância.

Para falar sobre os Patrimônio Cultural, participam o mestre e historiador Marcelo Renan e a doutora e socióloga Jacira França. São dois temas: “Patrimônios Vivos de Pernambuco: sua importância na construção cultural do Estado” e “Patrimônio Cultural Imaterial: identidades, afetos e pertença”. Na área de Leitura e Bibliotecas, os convidados são a psicóloga Fátima Lucas, que desenvolveu o tema “A importância da contação de história para a preservação das nossas histórias”; a pedagoga Carmem Lúcia B. Bandeira, tratando sobre “Espaços vivos de leitura: experiência da Biblioteca Multicultural  Nascedouro”; a também pedagoga Maria Adélia Oliveira, com o tema “Mediação de leitura e contação de história: sua importância para o  desenvolvimento infantil”; e a mestra em Teoria da Literatura Cecília Ferreira, que colocará o tema  “Crianças que leem contos de fadas”.

A ideia é que os vídeos sirvam de base de discussão entre os técnicos e parceiros dos Cantos Mãe Coruja, que são os espaços de acolhimento em que ocorrem o cadastramento e o acompanhamento das gestantes, durante o pré-natal, parto e puerpério, e das crianças, do nascimento até os cinco anos de idade. Poderão integrar as discussões dos Círculos de Educação do programa e contarão bibliografia que avança nos conhecimentos de cada tema desenvolvido. A partir daí, poderão ser desenvolvidas ações concretas junto aos participantes do Mãe Coruja.

< voltar para home