Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Secretaria de Cultura

Secult-PE promove ações especiais para o Dia do Nordestino

Programação da Secretaria Estadual de Cultura nos stands da Bienal do Livro contará com atividades nas diversas linguagens artísticas enaltecendo a cultura nordestina

PH Reinaux/Secult-PE

PH Reinaux/Secult-PE

Atividades da Secult-PE/Fundarpe na Bienal do Livro 2021 estão espalhadas em quatro espaços: Nordeste: Território Encantado, Território Cena PE, Território dos Saberes e Território Gastronômico – Passaporte para Cultura

Nesta sexta-feira, 8 de outubro, comemora-se o Dia do Nordestino, data criada em homenagem ao artista cearense Patativa do Assaré (1909 – 2002) eque representa a diversidade cultural da região Nordeste do Brasil. Um jeito de ser que se reflete na rica cultura popular, na literatura, artesanato, gastronomia, música, cinema e audiovisual, entre tantas outras linguagens artísticas. Para celebrar esta data, a Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) prepararam uma programação especial na Bienal do Livro 2021, que acontece no Centro de Convenções, no Recife.

“Além das belezas naturais, do valor histórico e da forma única de experimentar a vida, o Nordeste é um dos berços da cultura e identidade brasileira. Na programação desta sexta (8) na Bienal do Livro 2021 o público poderá conhecer um pouco dessa história e desse jeito de ser, por meio de linguagens artísticas como a culinária, cultura popular, música, cinema e literatura”, destaca Gilberto Freyre Neto, secretário Estadual de Cultura.

As atividades da Secult-PE/Fundarpe na Bienal do Livro 2021 estão espalhadas em quatro espaços: Nordeste: Território Encantado, Território Cena PE, Território dos Saberes e Território Gastronômico – Passaporte para Cultura.

PH Reinaux/Secult-PE

PH Reinaux/Secult-PE

A programação desta sexta (8) na Bienal do Livro 2021 o público poderá conhecer um pouco dessa história e desse jeito de ser”, destaca Gilberto Freyre Neto

No Território Gastronômico – Passaporte para Cultura, duas iguarias da culinária nordestina terão destaque. Às 11h, será realizado o lançamento do livro “O Mungunzá, a Cartola e o Cordel no Viver Pernambucano”, produzido com incentivo do Funcultura, com a participação das produtoras culturais Eulina Fraga e Shirley Izabela.

No mesmo local, às 14h30, acontecerá o encontro Pizza de Bolo de Rolo, com o chef pizzaiolo Thiago Antunes. Ainda no Território Gastronômico, às 16h30, haverá um encontro intitulado Pernambuco Imortal, do Sertão ao Litoral, com a presença da turismóloga Bárbara Antunes, que falará um pouco sobre a diversidade de saberes, sabores, sons e poesia presentes no Estado e em várias regiões do Nordeste.

Às 15h, o espaço Nordeste: Território Encantado recebe apresentações do Mestre Miro dos Bonecos e Mestre Saúba, Patrimônio Vivo de Pernambuco. Ambos são do município de Carpina e representantes da cultura do mamulengo no Estado.

Na sequência, às 17h, o espaço Território Cena PE recebe os realizadores audiovisual André Dib e Gabi Sangesser para o debate Crítica Cinematográfica e o Livro Antologia da Crítica Pernambucana: discursos sobre cinema na imprensa (1924-1948). Na ocasião os convidados falarão sobre a história do cinema de Pernambuco, referência nacional, no início do século passado.

PH Reinaux/Secult-PE

PH Reinaux/Secult-PE

Uma das atividades previstas é o lançamento do livro “O Mungunzá, a Cartola e o Cordel no Viver Pernambucano”, produzido com incentivo do Funcultura

No Território dos Saberes, o público poderá conhecer, das 10h às 21h, a Ocupação Criativa: Artesanato, Design e Moda, com produtos de empresas cujos trabalhos contam com um toque de cultura nordestina. Participam da ação os projetos Arte Circulando (cadernos artesanais), ArtCleo (bolsas e acessórios upcycling), Ana Lopes (cerâmica esmaltada), Walter Moreira (serigrafia de escritores) e Do Meu Fluir (acessórios de moda).

Às 15h acontecerá o debate 8 Baixos: Tradições e Traduções, com Anselmo Alves e Diviol Lira (Secult-PE), para tratar deste que é um dos instrumentos mais característicos da cultura nordestina, imortalizados em artistas como Luiz Gonzaga e Dominguinhos. A programação segue às 17h, com a apresentação do grupo Oito Baixos e Poesia.

Serviço
Programação da Secult-PE/Fundarpe na Bienal do Livro 2021 no Dia do Nordestino
Sexta-feira (9)

Confira a programação:

10h às 21h – Ocupação Criativa: Artesanato, Design e Moda
Convidados: Arte Circulando (cadernos artesanais); ArtCleo (bolsas e acessórios Upcycling); Ana Lopes (cerâmica esmaltada), Arterial (artigos em couro), Walter Moreira (serigrafias de escritores) e Juliana Araújo (acessórios de moda)
Local: Território dos Saberes

11h – Lançamento do livro “O Mungunzá, a Cartola e o Cordel no Viver Pernambucano” (Funcultura)
Convidadas: Eulina Fraga e Shirley Izabela
Local: Território Gastronômico – Passaporte para Cultura

14h30 – Pizza de Bolo de Rolo
Convidado: Thiago Antunes
Local: Território Gastronômico – Passaporte para Cultura

15h – 8 Baixos: Tradições e Traduções
Convidados: Anselmo Alves e Diviol Lira (Secult-PE)
Local: Território dos Saberes

15h – Apresentações do Mestre Miro dos Bonecos e Mestre Saúba (Bonequeiros De Carpina)
Convidados: Mestre Miro dos Bonecos e Mestre Saúba (Patrimônio Vivo de Pernambuco)
Local: Nordeste: Território Encantado

16h30 – Pernambuco Imortal, do Sertão ao Litoral
Convidada: Bárbara Antunes
Local: Território Gastronômico – Passaporte para Cultura

17h – Crítica Cinematográfica e o Livro Antalogia da Crítica Pernambucana: discursos sobre cinema na imprensa (1924-1948)
Convidados: André Dib e Gabi Saegesser
Local: Território Cena PE

17h – Grupo Oito Baixos e Poesia
Local: Território dos Saberes

< voltar para home