Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Secretaria de Cultura

Secult-PE tem novo assessor de Teatro e Ópera

A Secretaria de Cultura de Pernambuco tem um novo assessor de teatro e ópera. José Barbosa Neto é ator, diretor e produtor cultural. Chega com a missão de auxiliar na coordenação das políticas para o segmento e fazer a interlocução entre a sociedade civil ligada ao teatro e à ópera, e a gestão pública de Cultura de Pernambuco. O profissional chega com a missão de construir com a sociedade civil o Plano Setorial de Teatro e Ópera. Além dessa atribuição, coordenará o processo de seleção dos projetos do Funcultura na área de teatro e ópera; a coordenação das comissões de seleção de análise de mérito cultural, também do segmento de teatro e ópera, em ações como o Ciclo das Paixões, o Festival de Inverno de Garanhuns e Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia.

O cargo de assessoria de teatro e ópera surge junto com a criação da própria Secretaria de Cultura de Pernambuco, em 2011, quando se estabelece, dentro da Diretoria de Políticas Culturais, a Coordenadoria de Artes Cênicas. Esta coordenadoria passa a abrigar as assessorias de “Teatro e Ópera”, “Dança” e “Artes Circenses”. É uma conquista não só da política pública de cultura, mas também dos profissionais ligados a estas expressões artísticas, que passam a ter uma melhor interlocução com a gestão, na construção e acompanhamento das políticas voltadas para seus respectivos setores.

Os segmentos de Teatro e Ópera representam áreas culturais dentro do edital geral do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura, o Funcultura.  Nos dois últimos editais (2014/2015 e 2015/2016), os dois segmentos receberam, juntos, incentivo na ordem de R$ 5.134 milhões para projetos da produção independente do estado. Este ano, através do edital, serão montadas em Pernambuco as óperas Carmem, Leonor e a 1ª Oficina de Canto Lírico.

SOBRE JOSÉ NETO - Há mais de 15 anos de atuação na arte, José Neto soma mais de quarenta trabalhos no currículo, entre TV, cinema e teatro. Recebeu o título Hermilo Borba Filho de Melhor Direção no Festival Nordestino de Teatro em Trindade/PE. Soma oito prêmios de Melhor Ator em festivais de teatro e cinema. Fundador da S.E.M. Cia de Teatro, circulou pelo Brasil com a peça Borderline (7.800 espectadores em 02 anos). Também atua como jurado de diversos festivais e ministra oficinas de teatro.

< voltar para home