Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Secretaria de Cultura

Versão digital do Outras Palavras amplia debate entre literatura e ensino-aprendizagem

Jan Ribeiro/Secult-PE

Jan Ribeiro/Secult-PE

O projeto Outras Palavras, que antes ocupava as salas de aulas espalhadas por todo o Estado de Pernambuco, agora acontecem virtualmente no perfil do Instragram da Secult-PE/Fundape, o @cultura.pe

Ponte entre escritores e estudantes da rede estadual de ensino pernambucana, o projeto Outras Palavras, desde o mês de maio, tem ampliado o debate entre literatura e ensino-aprendizagem, através da transmissão de uma série de lives que ocupam quinzenalmente o perfil da Secult-PE/Fundape no Instragram, o @cultura.pe.

A partir de um bate-papo mediado pelo jornalista Marcus Iglesias (integrante da equipe de Comunicação da Secult-PE/Fundarpe), que condensa e reproduz as perguntas envidadas por alunos de várias regiões do Estado de Pernambuco aos autores convidados, os encontros virtuais funcionam como uma espécie de fórum, onde discentes e docentes, além de lerem as obras dos escritores entrevistados, podem apresentar suas considerações a respeito dos livros lidos e conhecerem mais de perto quem está por trás de todas aquelas histórias narradas nas publicações. Ou seja, a cada edição, o projeto busca expandir o conhecimento/a visão crítica de mundo dos alunos, não só por intermédio da prática da leitura, mas, tendo a literatura como ferramenta e aliada, contextualizar os conteúdos apre(e)ndidos.

Nos últimos três encontros, a iniciativa reuniu os escritores Luna Vitrolira (dia 15/6), Roberto Beltrão (dia 1º/6) e Clarice Freire (dia 18/5). Para quem perdeu as lives ou quer revê-las novamente, o Portal Cultura.PE apresenta abaixo os vídeos na íntegra. Aperte o play e confira:

Ver essa foto no Instagram

O jornalista e escritor, Roberto Beltrão, foi o convidado da live do ‘Outras Palavras’ no dia 1/6. Em um bate-papo pra lá de assombrado, Beto falou um pouco sobre as lendas mais aterrorizantes do nosso estado, além de falar sobre sua trajetória como escritor. A live foi uma homenagem em comemoração aos 120 anos de nascimento do sociólogo e escritor Gilberto Freyre. A conversa descontraída e interessante, claro, rendeu muitas perguntas e a participação de jovens da rede pública de ensino. Aperta o play e vem saber qual foi a boa da live assombrada. . . #culturape #literatura #outraspalavras . . #culturape #literatura #outraspalavras

Uma publicação compartilhada por Secretaria de Cultura – PE (@culturape) em

OUTRAS PALAVRAS - Realizado pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes (SEE-PE) e apoio da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), o Outras Palavras em formato digital tem sido utilizado como material didático pelos professores que atendem aos alunos da rede pública de ensino. O contato com os estudantes é feito por meio de grupos do Whatsapp, ligados às 16 unidades das Gerências Regionais de Educação que existem no Estado. A transmissão também é aberta aos mais de 40 mil seguidores do @culturape e todas as demais pessoas que tiverem interesse em acompanhar a live.

O Outras Palavras é uma das políticas públicas desenvolvidas pela Secult-PE/Fundarpe que integra cultura, educação e cidadania com as variadas expressões artísticas. O projeto tem como proposta promover a conexão entre estudantes e professores com escritores pernambucanos renomados e mestres da cultura popular do Estado. Em quatro anos, o Outras Palavras beneficiou mais de 25 mil jovens de 658 escolas, que receberam mais de 7.100 livros nas 113 edições realizadas até aqui, sempre levando escritores, artistas e patrimônios de Pernambuco para dialogar com os jovens dentro das instituições de ensino.

< voltar para home