Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Serviço Cultural

1º Circuito de Dança realiza ciclo de atividades em Petrolina

Neste sábado (25), começam as atividades na Escola Municipal Professor Nicolau Boscardin, que fica no bairro Fernando Idalino, incluindo espetáculos, oficinas e mostras. O projeto tem a proposta de difundir a dança e decentralizar a criação da arte.

Divulgação

Divulgação

O grupo H2Om Crew fará uma apresentação de hip-hop na abertura.

Diversos segmentos da dança irão ocupar os bairros da periferia de Petrolina. Isso porque, neste sábado (25), tem início o 1º Circuito de Dança na Periferia, que irá realizar quatro ciclos de atividades, que incluem espetáculos, oficinas e mostras. A abertura  do primeiro ciclo será às 9h, na Escola Municipal Professor Nicolau Boscardin, que fica no bairro Fernando Idalino, onde também acontecerá uma apresentação gratuita de hip-hop com o grupo H2Om Crew.

“Incrementamos nossa programação com as apresentações de trabalhos de grupos atuantes na cena da cidade, são grupos de diferentes vertentes da dança, como popular, contemporânea e de rua. Assim, a gente garante uma diversidade de danças para a apreciação das comunidades”, explica o coordenador do projeto Marcos Aurélio, ao adiantar que a programação prevê para cada ciclo dois espetáculos de dança, três oficinas formativas, uma mostra pedagógica e bate-papo com os artistas.

As oficinas começarão na próxima terça-feira (28) e são direcionadas aos jovens dos bairros. Cada unidade poderá contar com cerca de 60 alunos. Realizado pela companhia Balançarte, o projeto dá continuidade à proposta do grupo, que surgiu na periferia em 2006 e, desde então, atua na cidade buscando difundir a dança. “Já ocupamos escolas públicas, centros paroquiais, associação de bairro e o cineteatro do CEU. Sendo esses nossos espaços de atuação e, enquanto ação de descentralização do fazer artístico, podendo ser acessado dentro da própria comunidade, é que optamos pela periferia para realização deste projeto”, observa Marcos.

As atividades na Escola Municipal Professor Nicolau Boscardin continuam com o espetáculo Eu Vim da Ilha da Cia. de Dança do Sesc Petrolina, no dia 15 de setembro. Após assistir aos espetáculos e trocar experiências com artistas profissionais, os participantes das oficinas encerrarão a programação do bairro Fernando Idalino apresentando experimentos coreográficos em uma Mostra Pedagógica no dia 11 de outubro.

Nos ciclos de atividades seguintes, o 1º Circuito de Dança na Periferia deve chegar aos bairros José e Maria (na Associação das Mulheres Rendeiras), Rio Corrente (no Cine-teatro CEU das Águas) e João de Deus (no Centro Paroquial). Os grupos parceiros que se apresentam são a Cia. de Dança do Sesc Petrolina, a Confraria 27, o Coletivo Trippé, a Cleybson Lima Produções, o Coletivo Incomum, o  H2Om Crew, e a própria Cia. Balançarte.

Programação na Escola Nicolau Boscardin

Formação:

28/08 a 10/10 – Oficinas de Dança Popular, Contemporânea e Experimental.

11/10 – Mostra Pedagógica das Oficinas às 09h.

Fruição:

25/08 – Apresentação de Hip-hop com o grupo H2Om Crew às 09h.

15/09 – Espetáculo Eu Vim da Ilha da Cia de Dança do Sesc às 19h.

< voltar para home