Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Serviço Cultural

Festival Malakoff Duos começa nesta quinta (20) com oficinas de instrumentos musicais

As oficinas acontecem entre os dias 20 e 22 de setembro, com inscrições gratuitas. Já os shows previstos na programação do festival acontecerão nos finais de semana entre os dias 22 e 30 de setembro, na Torre Malakoff. A entrada é gratuita.

kika fragatte

kika fragatte

Alessandro Penezzi ministrará oficina de vivências em harmonias típicas, no festival Malakoff Duos

Não bastasse a oportunidade única de assistir encontros raros na música, como o acordeon de Toninho Ferragutti associado aos instrumentos de sopro de Carlos Malta ou mesmo o trombone de Nilsinho Amarante com o pandeiro de Marcos Suzano, o festival Malakoff Duos, que acontece entre 22 e 30 de setembro, também promove a aproximação de vários virtuosos com seu público através de oficinais. Por isso, estão abertas as inscrições para quem desejar ter aulas gratuitas com os músicos Bernardo Aguiar, Alessandro Penezzi e Pablo Fagundes nesta semana, entre os dias 20 e 22 de setembro.

Os workshops acontecerão no Paço do Frevo, por isso, as inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site do espaço (neste link). Quem participar da oficina de gaita, com Pablo Fagundes, por exemplo, poderá levar as harmônicas, gratuitamente fornecidas pela produtora cultural Página 21, para casa. Marcada para esta quinta (20), a aula com Pablo irá explorar o conceito básico de como tocar músicas simples na diatônica e também a potencialidade do instrumento em diversos estilos musicais. As aulas são voltadas para o público infantojuvenil e adulto, a partir dos 12 anos. Não é necessário ter experiência com o instrumento. Neste módulo, estão disponíveis 20 vagas.

Divulgação

Divulgação

Está prevista na programação a reunião entre o percussionista Marcos Suzano e Nilsinho Amarante.

Já na sexta (21), quem quiser mergulhar no mundo da percussão vai ter acesso a noções básicas de música, história do instrumento no ‘Universal Pandeiro’, com Bernardo Aguiar, instrumentista de referência na técnica do pandeiro moderno. O aluno terá a oportunidade de aprender sobre a riqueza de sons do pandeiro, que variam entre o grave, o médio e o agudo tornando possível extrair uma infinidade de ritmos, indo além dos tradicionais brasileiros. As atividades são para o público em geral, a partir dos 14 anos.

Algumas das principais sequências harmônicas do chorinho e do samba vão ser abordadas no sábado (21), na oficina ministrada por Alessandro Penezzi, voltada para instrumentos de corda. O intuito dessa atividade é a memorização em vários tons e o uso de padrões de melodias. O público alvo dessa atividade são músicos de nível básico e intermediário, com 30 vagas disponíveis. “Os professores têm vivência nacional e internacional e estão dispostos a estimular a troca experiências com os participantes, seja ensinando ou tocando junto, como é o desejo de Penezzi”, explica Amaro Filho, produtor do festival.

Confira a agenda das oficinas:
Paço do Frevo

- 20 de setembro (quinta): 14h às 17h – Universal pandeiro, pelo pandeirista Bernardo Aguiar
- 21 de setembro (sexta): 14 às 17h – Choro e Samba – vivências em harmonias típicas, por Alessandro Penezzi
- 22 de setembro (sábado): 9h às 12h – Oficina de gaita, por Pablo Fagundes

Gal Oppido

Gal Oppido

Os pianistas paulistas Arrigo Barnabé e Paulo Braga encerram o evento, no dia 30 de setembro.

O FESTIVAL

Para o público que pretende apenas apreciar a arte dos mestres, o sábado (22) marca apenas o começo da Malakoff Duos. Na data, acontecerá a abertura do festival, que contará com shows nos dias 22,23,29 e 30 de setembro, na Torre Malakoff, sempre com entrada gratuita. Esta será a quinta edição do evento que, desde 2010, já aconteceu nas cidades de Recife e Garanhuns, surpreendendo plateias com o improviso de encontro inusitados.

O evento vai reunir 24 feras da música instrumental brasileira. Estão na programação Guinga, Carlos Malta, Marcos Suzano, Toninho Ferragutti, Arrigo Barnabé, Robertinho Silva, Paulo Braga, Spok, Beto Hortis, Paulo Rafael, Amaro Freitas, Gabriel Grossi, Betto do Bandolim, João Carlos Araújo, Claudio Rabeca, Pablo Fagundes, Bernardo Aguiar, Alessandro Penezzi, César Michiles, Nilsinho Amarante, Marcos FM, Andrea Ernest, Breno Lira e Henrique Albino. Como forma de colaboração, será cobrado ingresso no valor de R$ 2,00 para doação ao Center – Centro Regional de Ensino e Reabilitação, associação sem fins lucrativos, que presta assistência integral a crianças e adolescentes com deficiência intelectual, múltipla e autismo.

Confira a programação das apresentações musicais do Festival Malakoff DUOS
Torre Malakoff
Gratuito

22 de setembro (sábado): 17h às 20h
17h – Breno Lira, viola e guitarra (PE) e Beto Hortis, sanfona (PE)
18h – Betto do Bandolim, bandolim (PE) e João Carlos Araújo, violoncelo (PE)
19h – Alessandro Penezzi, violão (SP) e Bernardo Aguiar, pandeiro e percussão (RJ)

23 de setembro (domingo): 16h às 19h
16h – Claudio Rabeca, rabeca (PE) e Pablo Fagundes, gaita (DF)
17h – Marcos FM (PE), contrabaixo e Andrea Ernest, flauta (RJ)
18h – Guinga, violão (RJ) e Spok, sax (PE)

29 de setembro (sábado): 17h às 20h
17h – Paulo Rafael, guitarra (PE) e César Michiles, flauta (PE)
18h – Amaro Freitas, piano (PE) e Robertinho Silva, bateria e percussão (RJ)
19h – Toninho Ferragutti, sanfona (SP) e Carlos Malta, flauta, sax, pífano (RJ)

30 de setembro (domingo): 16h às 19h
16h – Henrique Albino, sax, flauta (PE) e Gabriel Grossi, gaita (DF)
17h – Nilsinho Amarante, trombone (PE) e Marcos Suzano, pandeiro (RJ)
18h – Arrigo Barnabé, piano (SP) e Paulo Braga, piano (SP)

< voltar para home