Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Serviço Cultural

Festival ReConhecer abre espaço para artistas do Pina e Brasília Teimosa

No sábado de 1º setembro, a Praça de São Pedro em Brasília Teimosa recebe a primeira edição do festival ReConhecer que busca aproximar moradores e artistas das comunidades.

Milena Ferreira

Milena Ferreira

A Banda Flora é uma das atrações da primeira edição do ReConhecer.

Pela primeira vez, as comunidades do Pina e Brasília Teimosa, no Recife, terão a oportunidade de prestigiar seus artistas sem sair de casa. O festival ReConhecer estreia neste sábado (1º), a partir das 17h, na Praça de São Pedro, que fica em Brasília Teimosa, com a proposta de valorizar e dar visibilidade às diversas manifestações culturais existentes nas duas periferias. O evento é gratuito e, ao todo, reunirá mais de dez atrações de música, dança e teatro, divididas entre os palcos Praia e Maré.

Fruto do Laboratório de Projetos Culturais promovido pelo Instituto JCPM e ministrado pela Proa Cultural, o evento é realizado por uma ampla equipe, formada por músicos, bailarinos, produtores, grafiteiros, dentre fazedores de outras linguagens. “A gente teve uma saída de campo em uma das fases do curso e acabamos identificando nessa escuta que há uma dificuldade muito grande para a cultura local se aproximar e ser valorizada pelos moradores dos dois bairros. Então, pensou em fazer essa rede para fortalecer a cena, porque também havia um déficit de comunicação entre os próprios artistas de lá”, observa Stone Silva, que é um dos coordenadores do festival.

Na programação está o Balé Deveras, fundado em Brasília Teimosa no ano de 1980. Com um portfolio composto por espetáculos de danças populares, o grupo realiza o trabalho de formação com crianças, jovens e adultos das duas comunidades. O público também poderá conferir a apresentação do Maracatu Estrela do Mar, com repertório de canções cantadas por pescadores no ritmo de baque virado; o Maracatu Nação Erê, formado só por crianças; a Orquestra de Frevo do Rubinho e a Cia de Danças Angelita Karollaine, que atua há mais de 20 anos resgatando atividades relacionadas às danças folclóricas.

Milena Ferreira

Milena Ferreira

Várias linguagens compõem a programação. A dança também será representada os Hunthers e Panthers que levará a cultura hip hop para o palco.

O grupo teatral Achyles Coqueijo e o grupo de street dance Panthers e Hunthers garantirão o toque performático do evento, enquanto cantores como Richard Thompson, Dani Buckman e Denilson Vieira e o rapper O2 MC emprestarão darão voz aos trabalhos autorais do Pina e Brasília Teimosa. “O festival nasce da necessidade dos próprios moradores em reconhecer a riqueza cultural de Brasília Teimosa e do Pina, que juntas possuem mais de 40 grupos culturais. Grande parte é de caráter social, o que ajuda na prevenção da violência e na promoção da Cultura de Paz”, afirma o coordenador geral do Festival ReConhecer, Rogério Ferreira.

“A ideia é continuar dando força aos outros artistas, inclusive os que não foram contemplados nesta edição. Queremos pensar em outras ações que possam mostrar que há muita coisa boa dentro da comunidade que talvez os moradores não conheçam. A ideia é que a gente consiga fazer o ReConhecer, pelo menos, uma vez ao ano, mas também queremos despertar o interesse de outros produtores para levar o festival para outras comunidades do Recife”, adianta Stone Silva, que somente nesta primeira edição recebeu mais de 25 inscritos.

PROGRAMAÇÃO

Palco Maré

17:50 – Maracatu Estela do Mar
18:15 – Banda Flora
18:55  -GTAC
19:30 – Hunthers
20:00 – Deveras
20:35 – Panthers
21:00 – Michelle Monteiro e Angelita

Palco Praia

17:35 – Maracatu Nação Erê
18:05 – Richard Thompson
18:30 – Dani Buckman
19:40 -Orquestra de Frevo do Rubinho
20:20 – O2 MC
20:50 – Denilson Vieira

Serviço:
Festival ReConhecer

Data: 1º de setembro
Local: Praça de São Pedro, em Brasília Teimosa.
Horário: 17h
Acesso gratuito

< voltar para home