Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Serviço Cultural

História em Quadrinhos resgata Cangaço e Coronelismo pernambucanos

Após sucesso de pré-venda, HQ Luto tem lançamento oficial neste sábado (18)

A HQ Luto (134 páginas/Peba Publicações) aborda as guerras de família e a política no sertão pernambucano no início do século passado. Os quadrinhos têm roteiro de Bruno Florêncio (bj fogueteiro), edição de Gabriela Pimentel (antropóloga e editora da Peba Publicações) e ilustrações de Rafael Dantas, Milton Estevam, Téo Pinheiro e Rafael Anderson, que usaram técnicas de xilogravura e outros desenhos  em cores. A capa é de J. Borges.

Leticia Santiago/Fornalha Literária

Leticia Santiago/Fornalha Literária

Realizadores

A obra busca suscitar importantes questões, pouco conhecidas da cultura popular pernambucana, narrando a guerra entre as famílias Bezerra (chefiada pelo coronel Bezerra, partidário do general Dantas Barreto) e Araújo (liderada pelo Coronel Bastô Araújo, seguidor do conselheiro Rosa e Silva) pelo controle do comércio do algodão, formação de curral eleitoral e manutenção do poder. A eleição para governador daquele ano (1911) é tida como a mais acirrada de Pernambuco. No livro, é possível ler trechos das correspondências trocadas entre os líderes à época.

A editora realizou a pré-venda do material na Bienal Geek em Pernambuco e no Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ) em Minas Gerais. Os eventos, mais uma campanha de divulgação online, resultaram numa lista de interessados na edição definitiva do material que será lançado oficialmente neste sábado (18), a partir das 10h, no Museu do Trem do Recife. Ali também estarão expostas 20 páginas da HQ, ampliadas em A3, que ficarão disponíveis para visitação até o dia 31 de agosto na Estação Central Capiba (R. Floriano Peixoto, s/n – São José). A mostra Luto faz parte da programação da Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, que ocorre no Museu.

Leticia Santiago/Fornalha Literária

Leticia Santiago/Fornalha Literária

Lançamento acontece a partir das 10h do sábado (18), no Museu do Trem

Durante o lançamento haverá um debate sobre a obra com o roteirista bj fogueteiro, professor Bruno Alves, doutor em educação e especialista em quadrinhos Fábio Paiva, com mediação da museológica Mariza Monteiro , com tradução simultânea para Libras de Diel Moura.

Escute a introdução do livro “in memoriam”:

Serviço

Lançamento “Luto” (Peba Publicações)
Data: sábado, 18 de agosto de 2018
Horário: 10h às 12h
Local: Estação Central Capiba – Museu do Trem - (R. Floriano Peixoto, s/n – São José)
Entrada gratuita
R$ 20 / 134 páginas
Informações: (81) 3184-3197 (Museu) / 98844-9727 (Fornalha Literária)

< voltar para home