Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Serviço Cultural

Livro celebra uma década de atividades do projeto ‘Outros Críticos’

Tiago Montenegro

É de comemorarmos a resistência de um projeto de crítica cultural nos tempos em que vivemos. Há 10 anos, surgia no Recife o “Outros Críticos” (OC), ideia do editor Carlos Gomes e da designer Fernanda Maia que ganhou ‘corpo’ virtual em um blog, depois um site; e físico por meio de publicações como as doze edições da Revista Outros Críticos. Apenas entre os anos de 2014 e 2016, mais de 100 autores contribuíram com textos originais para a Revista, sempre lançada com debates e apresentações artísticas, e que já teve 3.400 exemplares distribuídos ou comercializados.

Édipo, Roazzi, Gomes e Maia

Édipo, Roazzi, Gomes e Maia

A designer Fernanda Maia e o editor Carlos Gomes são idealizadores do projeto

Para celebrar este ciclo virtuoso, que tem impactado positivamente na articulação de artistas e jornalistas pernambucanos e ainda na formação
crítica de interessados e pesquisadores da arte, será lançada nesta quinta- feira, 20/09, o livro O outro é uma queda. A publicação, com tiragem de 500 cópias e que contou com o apoio da CEPE Editora, reúne textos de mais de 30 autores que colaboraram com a Revista até aqui e ainda 30 reflexões inéditas de Fabiana Moraes, Bernardo Oliveira, Carol Almeida, Priscilla Campos, GG Albuquerque, Marcelo Coutinho e Amanda Coutinho.

“Convidei pessoas de áreas diferentes, cujos trabalhos eu já acompanhava, mas que a maioria ainda não tinha escrito pra OC. Fui tendo uma espécie de norte para a publicação à medida que esses ensaios foram chegando, então comecei a pegar o material de arquivo e fazer o que tô chamando de ‘seleção crítico- afetiva’, pois não se tratou de escolher os ‘melhores textos’, mas aqueles que são importantes para contar a história da OC, que passa pela relação do diálogo entre criação e crítica, pelo trabalho mais inventivo na linguagem com reflexão crítica”, apresenta o editor Carlos Gomes.

Arte/Capa do livro

Arte/Capa do livro

Arte de capa de Fernanda Maia para o livro ‘O outro é uma queda’

O diálogo e a importante relação da Outros Críticos com artistas e jornalistas culturais é uma das avaliações que Carlos faz desta trajetória:
“Digo que foi uma via de mão dupla porque não fomos aqueles críticos que se posicionam em um lugar acima do artista, para julgar, dar nota, dizer se o trabalho é bom ou ruim. O que nos interessou foi descobrir fendas e fraturas para falar dos artistas, de seus trabalhos”.

Sobre os interesses que moviam os idealizadores em 2008 e a perspectiva de sustentabilidade dos projetos nesta área, Carlos comenta que “naquela época, existiam muitos projetos mais voltados à internet e que apostavam na internet como meio para se ter mais liberdade de escrita, de linguagem, de misturar essas linguagens sem as limitações próprias do impresso. Com o tempo, percebemos que o número de publicações cresceu tanto, o tempo ficou mais curto e ninguém consegue mais ler textos longos na internet. Observamos, então, essa ‘potência do trabalho impresso’. De cinco anos pra cá, tem surgido várias editoras de pequeno porte e selos editoriais pensando no formato livro; muitos artistas e editores estão se juntando em coletivos, o que tem funcionando bem para fomentar as publicações”.

Além do apoio da CEPE Editora, O outro é uma queda conta também com a parceria dos autores presentes no livro, também de alguns artistas visuais e ilustradores que fizeram capas de edições da Revista e cederam suas produções para comercialização de cartazes disponíveis aqui. “A gente sempre teve a sorte de todos que a gente convidava para colaborar com a Revista toparem fazer o trabalho. Uma relação para além da ideia de ‘brodagem’ porque sempre que houve incentivo, fizemos questão de pagar pelas contribuições. Então, nesse momento sem incentivo, foi bacana ver essa ‘onda’ voltando, dos artistas dando autorizações para ajudar a fomentar o livro”, comemora Carlos.

Foto Jan Ribeiro

Foto Jan Ribeiro


Carlos Gomes apresentando a Revista OC em escola estadual de Pernambuco, durante edição do projeto Outras Palavras

Para o futuro próximo, a ideia é manter o site no ar, com postagens mensais, entre entrevistas e outros conteúdos críticos. Todas as publicações do projeto estão disponíveis para compra na loja online e a aquisição dos produtos ajuda a fomentar a iniciativa.

SERVIÇO

LANÇAMENTO DO LIVRO “O OUTRO É UMA QUEDA”
Celebração dos 10 anos do projeto Outros Críticos
Quinta-feira, 20/09 | A partir das 18h30
Local: Sexto Andar (Edifício Pernambuco – Av. Dantas Barreto, 324 / Recife)
Programação: Debate e feirinha de publicações, com Carlos Gomes (Outros Críticos), Schneider Carpeggiani (Suplemento Pernambuco/Cepe Editora), Fred Caju (Castanha Mecânica/Mopi), Dandara Palankof (revista Plaf) e Heitor Melo (revista Propágulo).
Acesso Gratuito
Valor do livro: R$ 35,00

Outros Lançamentos

Segunda-feira, 24/09 | A partir das 15h
Local: Editora UFPE (R. Acdo. Hélio Ramos, 20 – Cidade Universitária, Recife) Apresentações e debate com os autores: Marcelo Coutinho (Artes Visuais), Liana Gesteira (Dança) e Fernanda Maia (Literatura)

Sexta-feira, 28/09 | A partir das 19h
Local: Livraria Tapera Taperá (2º andar, loja 29, Av. São Luís, 187 – República, São Paulo)
Debate com as autoras Priscilla Campos e Marina Suassuna, que conversam com a cantora e compositora Ava Rocha e a pesquisadora e jornalista Sheyla Miranda.

Lista de autoras e autores

Alessandra Leão, Amanda Coutinho, Ana Lira, Ana Luisa Lima, Angela Prysthon, Bernardo Oliveira, Bruna Rafaella Ferrer, Bruno Vitorino, Carlos Gomes, Carol Almeida, Conrado Falbo, Cristhiano Aguiar, Débora Nascimento, Fabiana Moraes, Fernanda Capibaribe, Fernanda Maia, Fred Coelho, GG Albuquerque, H.d. Mabuse, Jeder Janotti Jr., Jocê Rodrigues, Jomard Muniz de Britto, José Juva, Júlio Rennó, Karol Pacheco, Kiko Dinucci, Liana Gesteira, Lula Marcondes, Marcelo Coutinho, Marina Suassuna, Paulo Cunha, Priscilla Campos, Rafael de Queiroz, Renata Pimentel, Rodrigo Caçapa, Rodrigo Édipo, Rodrigo Campos, Ricardo Maia Jr. e Romulo Fróes.

< voltar para home