Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Serviço Cultural

Novos conselhos estaduais de cultura tomam posse nesta quarta (12)

Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural, Conselho Estadual de Política Cultural e as comissões das linguagens artísticas iniciam novos mandatos em solenidade que será realizada na Academia Pernambucana de Letras, às 10h

Jan Ribeiro/CulturaPE

Jan Ribeiro/CulturaPE

Novos conselheiros e conselheiras do CEPC, por exemplo, são uns dos que irão tomar posse durante a solenidade

Três espaços de construção de políticas públicas para a cultura pernambucana tomam posse nesta quarta-feira (12): O Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC/PE), o Conselho Estadual de Política Cultural (CEPC/PE) e as Comissões Setoriais das linguagens artísticas. O evento é aberto ao público e será realizado nesta terça-feira (12), às 10h, na Academia Pernambucana de Letras.

O Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural é um órgão colegiado, propositivo, consultivo, técnico e deliberativo, vinculado a Secretaria de Cultura, e tem por finalidade proporcionar a participação democrática da sociedade no desenvolvimento de políticas, projetos e ações conjuntas no campo da cultura e do patrimônio cultural, por meio da gestão compartilhada entre o Governo e a Sociedade Civil, em conformidade com os princípios e diretrizes do Sistema Nacional de Cultura.

O Conselho Estadual de Política Cultural é uma conquista da comunidade artística e cultural de Pernambuco, que conseguiu formar um Conselho democrático e transparente a partir de um processo eletivo participativo. Ele é composto, de forma paritária, por 40 representantes, sendo 20 eleitos da Sociedade Civil, e outros 20 designados pelo Governo, e também é integrado ao Sistema Nacional de Cultura.

Já as Comissões Setoriais são canais de cogestão entre a sociedade civil e a Secretaria de Cultura. Composta por membros da cadeia de cada linguagem, é uma instância consultiva independente, que desempenha um importante papel na formulação de propostas a serem implementadas no que diz respeito às políticas públicas do setor. As comissões foram eleitas durante as Pré-Conferências da IV Conferência Estadual de Cultura de Pernambuco, realizadas entre o final do ano passado e início deste ano.

Serviço:
Posse do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC), do Conselho Estadual de Política Cultural (CEPC) e das Comissões Setoriais
Quarta-feira (12) | 10h
Academia Pernambucana de Letras (Av. Rui Barbosa, 1596 – Graças, Recife)
Gratuito

< voltar para home