Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Serviço Cultural

PE Criativo recebe inscrições para oficina sobre organização de carreira no Artesanato

“Organizando sua ideia, o Artesanato como fio condutor” é voltada a artistas profissionais, amadores ou qualquer pessoa interessada na área de artesanato e em processos criativos manuais

Segundo dados do IBGE (2014), a atividade artesanal movimenta cerca de 50 bilhões de reais ao ano no Brasil. A atividade econômica está presente em 78,6% dos municípios, onde cerca de 8,5 bilhões de brasileiros vivem da atividade artesanal. Em 2015, o fazer artesanal foi regulamentado como profissão, por meio da Lei n. 13.180. Contudo, a ideia de empreendedorismo levantada na pesquisa não cobre uma boa parcela das artesãs e dos artesãos não formalizados ou reconhecidos como empreendedores.

Foto: Costa Neto

Com este propósito que a historiadora e especialista em Arte e Educação, Cristiany Loureiro, propôs a Oficina “Organizando sua ideia, o Artesanato como fio condutor” que busca discutir sobre os caminhos possíveis para organização da carreira profissional da(o) artesã (o), ao levantar questões como produção, gestão e comercialização de produtos artesanais. A oficina é aberta a profissionais da área ou a qualquer interessado no tema. Tem por finalidade a análise crítica dos conceitos sobre o que é Cultura, Arte, Artesanato, Economia da Cultura e Economia Criativa; e pretende identificar os trabalhos manuais e as tipologias que definem os tipos de artesanato, além da intervenção do Design no fazer artesanal.

A Oficina “Organizando sua ideia, o Artesanato como fio condutor” foi aprovada pela convocatória pública feita pelo Programa Pernambuco Criativo em 2018, fruto de convênio entre a FUNDARPE e o Ministério da Cultura. A atividade é gratuita e aberta ao público. As inscrições devem ser feitas através do link.

SOBRE A FACILITADORA
Cristiany Loureiro
Formada em História e especialização em Arte e Educação. Desenvolve suas atividades enquanto artista plástica, artesã e restauradora de bens móveis. Presta serviços de assessoria técnica especializada à equipamentos culturais por meio da Análise de Projetos Culturais, Pesquisa Histórica, Inventariação de Acervos, Confecção de Suporte Expográficos e Restauro.

Divulgação

Divulgação

Cristiany Loureiro

PERNAMBUCO CRIATIVO
O Programa tem origem no convênio assinado em 2012 entre a Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e o Ministério da Cultura (MinC), através da Secretaria de Economia Criativa. Foi criado com a finalidade de promover ações de formação para o desenvolvimento e fortalecimento da Economia da Cultura no Estado.

SERVIÇO
Oficina Organizando a sua ideia: o artesanato como fio condutor
Facilitadora Cristiany Loureiro
Local: Casa da Cultura de Pernambuco
Datas: 2, 4, 9, 11, 16 e 18 de outubro
Horário: Das 14h às 18h
Inscrição online: AQUI
—-
Programa Pernambuco Criativo
secultpeformacao@gmail.com
+55 81 3184.3020

< voltar para home