Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Serviço Cultural

Recife sedia projeto “Intercâmbio Cultural – Aliança Brasil Bélgica”

Durante toda a semana músicos dos dois países participam de uma série de atividades, como o concerto que acontece nesta quarta (26), no Teatro Arraial Ariano Suassuna

Divulgação

Divulgação

A violonista belga Katrien Vanremortel é uma das artistas que participa do projeto

Até esta sexta-feira (28) o Recife recebe workshops, masterclass e concertos ministrados pelos artistas brasileiros Demétrio Rangel e Chris Nolasco em parceria com os violinistas belgas Wouter Vandenabeele e Katrien Vanremortel. A proposta faz parte do projeto Intercâmbio cultural – Aliança Brasil e Bélgica, desenvolvido pela especialista em Etnomusicologia, produtora cultural, cantora e percussionista Chris Nolasco, que residiu na Bélgica durante quatro anos (2004 a 2008). Uma das atividades previstas acontece nesta quarta-feira (26), no Teatro Arraial Ariano Suassuna, um concerto gratuito marcado para começar às 19h.

Quando se trata de música, muitas vezes o Brasil e a Bélgica representam dois lados muito diferentes do espectro musical. Pensando em aproximar essas duas culturas musicais tão diferentes e promover um intercâmbio cultural, o Projeto intercâmbio Cultural Aliança Brasil e Bélgica promove a inclusão social dentro do universo da troca de saberes, com a música ultrapassando as barreiras sociais e abrindo caminhos e horizontes.

Divulgação

Divulgação

Wouter Vandenabeele também participa da programação, tanto na apresentação dos concertos como ministrando as oficinas pelo Recife

“É uma oportunidade de alunos de música de diversas comunidades terem aulas com renomados e experientes violinistas belgas e também de levar aos belgas a oportunidade de conhecer e aprender sobre cultura brasileira, especialmente a cultura rítmica do nordeste do Brasil, que é tão rica”, explica Chris Nolasco.

Os workshops de Técnicas de Violino e masterclass passarão ainda pelo Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO) nesta quinta-feira 27/09, também com acesso gratuito. Outros locais que receberam a iniciativa foram o Movimento Pró Criança (24/09), a Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical (25/09), e Conservatório Pernambucano de Música (26/09). Outro concerto está previsto para a sexta-feira (28), no  Conservatório Pernambucano de Música.

Olga Morais/Divulgação

Olga Morais/Divulgação

O projeto foi desenvolvido pela especialista em Etnomusicologia, produtora cultural, cantora e percussionista Chris Nolasco, que residiu na Bélgica durante quatro anos (2004 a 2008)

A segunda fase do projeto, desta vez na Bélgica, está marcada para o mês de outubro com os workshops e concertos promovidos pelos artistas Chris Nolasco e Demétrio Rangel. Eles passarão por diversas cidades belgas, estando presentes na Embassade du Brésil á Bruxeles, Associação Arte nativa de Bruxelas, Music School The Centrale City of Gent, Pianofabriek, dentre outros locais.

Serviço
Concerto do Projeto Intercâmbio Cultural – Aliança Brasil e Bélgica
Quarta-feira (26) | 19h
Teatro Arraial Ariano Suassuna (Rua da Aurora, 457, Boa Vista)
Gratuito

Masterclass e pocket show
Quinta-feira (27) | 14h às 16h30
Centro de educação Musical de Olinda (AV. Pan Nordestina, S/N, Salgadinho)
Gratuito

Concerto do Projeto Intercâmbio Cultural – Aliança Brasil e Bélgica
Sexta-feira (28) | 19h30
Conservatório Pernambucano de Música (Av. João De Barros, 594, Santo Amaro)
Gratuito

< voltar para home