“Diálogos Carnavalescos” desta quarta (17) traz o frevo dança para o centro da roda
Série de lives realizadas pela Secult-PE/Fundarpe que reúne especialistas nos mais diversos temas relacionados ao Carnaval chega à terceira edição
Postado em: Artes Cênicas | Fundarpe | Patrimônio Cultural | Secretaria de Cultura | Tv Cultura.PE
“Na ponta do pé e calcanhar – A importância de sistematizar o frevo dança” é o tema dos “Diálogos Carnavalescos” desta terça (17). A terceira edição da série de lives realizadas pela Secult-PE/Fundarpe para reunir especialistas nos mais diversos temas relacionados ao Carnaval acontece às 19h, no youtube.com/secultpe. A transmissão é aberta ao público e será mediada por Maria Paula Costa Rêgo, coordenadora de Dança da Secult-PE.
Para falar sobre um tema que tão caro a todos os pernambucanos, foram convidados verdadeiros especialistas. A lista começa com o passista, coreógrafo e professor de frevo Gil Silva, que também é vencedor do Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco com o projeto “SerTão Frevo”, criado em Serra Talhada com objetivo de multiplicar o ritmo mais pernambucano de todos.
Participa ainda Otacílio Júnior, diretor da Escola de Frevo do Recife e também da Companhia Trapiá de Dança, fundada por ele próprio e Valdi Nunes em 1989. O grupo atua harmonizando expressões musicais e corporais com estudos de danças populares a linguagens de Artes Cênicas, contribuindo na busca de estímulos a pratica do fomento de folguedos e danças populares.
Marcela Felipe, pesquisadora e passista de frevo, é a terceira convidada. A artista improvisadora, pesquisadora, palhaça e passista de frevo dedica-se a investigar as conexões entre a dança e a música, bem como as manifestações populares da América Latina. No campo pedagógico, atua como educadora realizando vivências no campo popular e do improviso. Feminista, ela integra o “E aí? Coletivo Artístico”, discutindo questões de gênero e sexualidade, e é performer no trabalho “Por onde andam os Porcos”, dirigido por Iara Kildery.
Michelle Assumpção, apresentadora da live, destaca a importância do frevo dança para a cultura. “Diálogos Carnavalescos foi um espaço criado no canal do YouTube do Cultura PE para dar visibilidade a temas e personagens de nosso carnaval, neste momento em que não podemos ser foliãs e foliões. Depois de discutirmos o frevo e suas modalidades musicais, conversando com maestros e compositores, hoje vamos falar sobre o frevo em sua linguagem da dança. O objetivo é contribuir para o pensamento do frevo na contemporaneidade”, afirmou.