Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Tv Cultura.PE

Visita guiada à exposição “Viva Tereza”, em cartaz no Museu do Estado

Marcus Lontra e Bruno Albertim são os curadores da exposição “Viva Tereza”, que está em cartaz no Museu do Estado de Pernambuco (Mepe) até o próximo dia 27 de março. A mostra é uma realização do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura, Fundarpe e Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).

No vídeo acima, os dois falam do seu trabalho para reunir as obras da mais importante artista modernista do Estado. Tereza Costa Rêgo faleceu em 2020, aos 91 anos.

Na mostra, o público poderá conferir 47 obras da pintora pernambucana, feitas em várias fases de sua carreira.

A exposição faz parte de uma iniciativa para “nacionalizar” o nome e o legado de Tereza Costa Rêgo. Neste sentido, para possibilitar a montagem do catálogo das obras que serão expostas, foi preciso um trabalho de pesquisa para localizar todos os quadros e desenhos nessa iniciativa reunidos, conta a jornalista e escritora Joana Rozowykwiat. É ela quem assina o projeto editorial do livro “A liberdade em vermelho”, publicado pela Cepe.

A publicação conta com fotografias de criações de Tereza e textos inéditos assinados por artistas, curadores e escritores como Raimundo Carrero, João Câmara, Clarissa Diniz, Marcus Lontra, Bruno Albertim, Denise Mattar, Cida Pedrosa e Ana Mae Barbosa. Além de depoimentos de amigos e da própria Tereza. Aperte o play e confira.

< voltar para home