Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter
Cultura.PE

Encontro de literatura promove trocas no Sertão Central

Encontro de Escritores e Leitores em Nazaré da Mata (Foto: Costa Neto)

Encontro de Escritores e Leitores em Nazaré da Mata (Foto: Costa Neto)

O Encontro de Escritores e Leitores, promovido pela Coordenadoria de Literatura da Fundarpe e Secult-PE, vem sendo realizado em todos as edições do FPNC com o intuito de promover uma troca entre autores e leitores das mais variadas regiões, além de mapear as suas cadeias criativas. “Os encontros vêm sendo um momento muito rico. Em cada cidade que passa, a gente vai ampliando essa massa crítica, recolhendo dados sobre a realidade de cada lugar, o que contribui para a construção das políticas públicas para o setor”, afirma Wellington de Melo, coordenador de literatura da Secult-PE e Fundarpe.

Outra das metas da Fundarpe e Secult-PE é valorizar a produção das mais variadas localidades do estado, como diz Wellington, para “fazer com que Pernambuco olhe Pernambuco, rompendo com a lógica metropolitana de que toda produção acontece aqui”. Além disso, promover a aproximação dos escritores, criando redes, “é muito importante para que eles possam dar continuidade a esse trabalho, enriquecidos com esses novos olhares”, termina o coordenador de literatura.

Participarão do encontro os escritores em Salgueiro, durante este FPNC do Sertão Central: Manoel Joaquim Leite Neto, Maria Lívia de Lima Leal Alves Monteiro, Maurílio Sampaio Carvalho, Gaudemiro Lima Alves, Wilson Monteiro e Jefferson Vasilievicki.

A União Brasileira de Escritores também se fará presente, implantando células nas regiões. O representante escolhido pela UBE para o encontro do Sertão Central é Meca Moreno, diretor de articulação política da instituição e membro da Comissão Setorial de Literatura.  “A participação da UBE fortalece a representação da sociedade civil nos encontros, que além de um espaço de difusão cultural, é um canal de cogestão”, explica Wellington de Melo.

O Encontro do Sertão Central, aberto a todos os interessados, acontecerá na sexta-feira (31/5), no Auditório da Biblioteca Pública Municipal Francisco Augusto, em Salgueiro, das 15h às 17h30 e das 19h às 21h30.

< voltar para home