Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter
Cultura.PE

Obra de Raul de Souza, vencedora da etapa Caruaru, é inspirada na cultura e na natureza

Vencedor

Criador do cartaz que venceu a etapa Caruaru do concurso de pôsteres do Festival Pernambuco nação Cultural, Raul Melo Alves de Souza é ilustrador, designer gráfico, animador, diretor de arte e muito criativo. Formado pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Raul recriou o espaço caruaruense como um “Jardim do Édem” personificado, em que maçãs e serpentes tem espaço garantido.

Intitulado “O rock do velho mestre”, o desenho sugerido por Raul para a etapa Caruaru é uma mistura da culturas dos mestres caruaruenses com a pegada mais roqueira que vem surgindo na cidade, fruto de uma miscigenação de gerações e idades dos moradores do município. Para Raul, a figura não é parte da natureza e sim ela própria.

Além dos cartazes e material de folheteria do festival, a criação de Raul também poderá ser apreciada na sinalização de todos os palcos do evento,  que acontece e 14 a 19 de maio. Os inscritos enviam o material sem qualquer informação que identifique o autor da obra, conforme previsto no edital.

O cartaz de Raul é o terceiro a ser premiado com R$ 2,5 mil e a identidade visual de um festival. O próximo a ser conhecido é o vencedor da etapa Sertão Central, festival que acontece entre o fim de maio e o começo de junho. Ao final do ano, todos os pôsteres selecionados deverão compor uma exposição itinerante, cujos detalhes ainda serão definidos.

O pôster vencedor foi escolhido pela comissão formada por Leo Antunes, coordenador geral do Festival Pernambuco Nação Cultural; Tiago Montenegro, coordenador de Comunicação do Festival Pernambuco Nação Cultural, e os representantes da sociedade civil: João Lin, artista visual e coordenador assistente do projeto social Oi Kabum!; Daniel da Hora, diretor Cultural da empresa Instituto Abelardo da Hora e associate Creative Director na empresa DH,LO; e Dida Maia, ex-presidente da Associação Profissional dos Designers de Pernambuco (APD-PE) e coordenador do Salão Pernambuco Design 2008.

Inscrições abertas
As inscrições para selecionar a obra que representará a identidade visual da etapa Sertão Central, que tem como cidades polo São José do Belmonte e Salgueiro, até 7 de maio. O vencedor do concurso receberá, como nas edições anteriores, um prêmio de R$ 2,5 mil.

Podem participar do concurso designers gráficos, ilustradores, artistas visuais, publicitários, estudantes e profissionais das áreas afins. As obras criadas devem dialogar com elementos que constituem a identidade cultural de cada uma das regiões. Ao final do ano, todos os pôsteres selecionados deverão compor uma exposição itinerante, cujos detalhes ainda serão definidos.

Convocatória – seleção de Pôster FPNC 2013 Sertão Central

Baixe aqui a assinatura da Fundarpe, Secult e Governo do Estado.
Baixe aqui a marca do Festival Pernambuco Nação Cultural.

< voltar para home