Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

AUDIOVISUAL

FestCine

Costa Neto

É realizado desde 1999 e a primeira edição foi uma iniciativa da Prefeitura da Cidade do Recife. Em 2000, o Governo do Estado de Pernambuco, através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), passou a ser co-realizador do Festival, que, desde então, ocorre anualmente sempre no início de dezembro. Realizado na cidade do Recife, no Cinema São Luiz, o FestCine se direciona a curtas-metragens produzidos no Estado e é uma importante janela de exibição para jovens e experientes realizadores que exibem seus trabalhos para o público diversificado que frequenta o evento.

Uma característica marcante do festival é a divisão por categorias (ficção, documentário, animação, experimental e videoclipes), que possibilitam a exibição de filmes com formato e estética mais alternativos, contemplando assim uma gama de realizadores que transitam no campo das artes plásticas, através da categoria experimental e da música, na categoria videoclipe. A produção que vem do interior também é contemplada na programação do festival e é fortalecida através do intercâmbio de ideias que acontece durante o evento. Os jovens realizadores do estado também são estimulados a inscrever seus projetos no festival através da Mostra Competitiva de Formação, que premia filmes advindos de cursos de formação em audiovisual, assim como produtos gerados em oficinas, cursos e workshops.

A partir de 2010, as mostras competitivas saíram do Teatro do Parque, que sediava o evento desde o início, e passou a integrar o calendário de eventos do Cinema São Luiz, tendo recorde de público, com cerca de 600 pessoas por sessão. Essas sessões são compostas por realizadores e/ou estudantes de cinema, professores, cineclubistas etc.

Ao longo de sua história o FestCine – Festival de Curtas de Pernambuco representou uma das poucas iniciativas na difusão dos produtos culturais audiovisuais produzidos no estado e se configurava numa janela essencial para a exibição de filmes de cineastas, hoje reconhecidos, como Cláudio Assis, Camilo Cavalcanti, Lírio Ferreira, Marcelo Gomes, Antônio Carrilho, Adelina Pontual, entre outros. Assim como também foi decisivo no fortalecimento da carreira de novos realizadores como Tião, Leo Lacca, Marcelo Pedroso, Pedro Severien, etc. Em 15 anos de festival, mais de 1.200 filmes foram inscritos para as mostras competitivas e cerca de 700 foram exibidos.

Confira, ano a ano, como foi a programação do FestCine

2007
2008
2009
2010
2011
2012
2013