Portal Cultura PE

Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

AUDIOVISUAL

Formação

Oficina de Criação e Manutenção de Cineclube

Com a parceria da Federação Pernambucana de Cineclubes, esta oficina vem sendo realizada dentro da programação do FPNC, que visa refletir o papel da imagem no mundo contemporâneo, sua produção e registro, despertando uma reflexão critica, consciente e cidadã. No atual contexto permeado por narrativas audiovisuais, trabalhando conteúdos cinematográficos sob o viés da formação cineclubista o que proporciona a produção de novos olhares a partir de uma visão coletiva e democrática e dos debates sobre as realidades locais e nacionais, assim como na formação de plateia. A ideia é termos um cineclube em cada município do Estado de Pernambuco. O público atingindo são pessoas a partir de 16 anos.

Cinema e Educação

Esta oficina vem sendo realizada nas escolas municipais e estaduais, por demanda dos municípios do Estado de Pernambuco e na Região Metropolitana do Recife. Além de estar inserida dentro da programação do FPNC e dos festivais de cinema (Festival de Cinema de Triunfo e FestCine). A oficina tem como objetivo capacitar os professores tornando-os multiplicadores da proposta de integração audiovisual no ensino formal, instrumentalizando-os para utilizarem filmes em sala de aula nas disciplinas formais, com o intuito de incentivar a formação de cineclubes nas escolas. O público atingido são educadores das escolas municipal e estadual.

Encontro de Cineclubes

Com o objetivo de debater a situação dos cineclubes existentes e estudar como criar um ambiente favorável ao intercâmbio entre cineclubistas, estimulando a criação de novos cineclubes na Região, além de ser uma iniciativa do Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe, em parceria com a Federação Pernambucana de Cineclubes e a Prefeitura de Taquaritinga. A atividade conta com a presença dos realizadores, cineclubistas e gestores públicos das esferas federal, estadual e municipais e de cineclubistas e militantes culturais (ligados a pontos de cultura e universidades) da região de todos os municípios do Agreste Setentrional. Atividade inserida dentro da programação do FPNC.