Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Espaços culturais

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM (MISPE)

O Museu da Imagem e do Som de Pernambuco (Mispe), fundado em outubro de 1970, tem como principal objetivo documentar e divulgar a memória da cultura pernambucana nos segmentos da música e do audiovisual. O Mispe teve início a partir do registro em áudio de entrevistas com importantes personalidades da política, da arte e da cultura pernambucana das décadas de 70 e 80, como João Cabral de Melo Neto, Cícero Dias e Gilberto Freire. A partir daí, amplia e diversifica seu acervo e consolida-se como o principal espaço voltado à guarda, restauração, manutenção, catalogação, intercâmbio e divulgação da música, cinema, vídeo e fotografia produzidos no estado. O Mispe faz parte da rede de equipamentos culturais da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

Atualmente, o acervo do Mispe é composto por mais de seis mil peças, entre filmes, partituras, discos, fitas de áudio, cartazes, cartões postais, fotografias, slides, livros, cordéis e recortes de jornal. Tem cerca de 100 filmes em película, principalmente documentários em curta-metragem, e mais de 2 mil partituras musicais, resultado do projeto “Memória Musical de Pernambuco” realizado no final da década de 80. Aproximadamente 350 aparelhos de imagem e de som também podem ser encontrados no acervo, entre câmeras fotográficas e cinematográficas, projetores, toca-discos, rádios e televisores. Em 2006, a TV Universitária doou todo acervo fílmico do Departamento de Jornalismo ao Mispe. O museu também recebeu doação de todo o material colecionado pelo fotógrafo e cineasta pernambucano Firmo Neto.

Durante mais de 12 anos, o Mispe funcionou na Casa da Cultura de Pernambuco e em abril de 1992 passou a ter como sede um casarão do século XIX na Rua da Aurora. Em 2008, em razão de problemas estruturais no prédio, o MISPE voltou a funcionar temporariamente na Casa da Cultura, onde disponibiliza seu acervo para pesquisa e intercâmbio do mesmo com outros centros cultuais. Paralelamente, o Mispe continua realizando o processo de tombamento e pesquisa.

O projeto de recuperação do casarão da rua da Aurora tem como metas a otimização no salvaguardo do acervo, através de mudança de suporte para o material audiovisual, partituras e fotografias, e a adequação estrutural do prédio para pesquisa direta no acervo e exposições de longa e curta duração, além da reforma da Sala Fernando Spencer, que passará a funcionar como auditório multimídia.

Funcionamento: Segunda a Sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h
Endereço: Casa da Cultura de Pernambuco, Raio Norte, Primeiro Andar
Telefone: (81) 3184.3191
E-mail: geraldopinho@terra.com.br
Chefe de unidade: Geraldo Pinho