Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Espaços culturais

MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA (MAC)

Isabella Valle

Localizado no sítio histórico de Olinda, o Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco (MAC-PE), foi inaugurado no dia 23 de dezembro de 1966, com a doação de parte da Coleção do Embaixador Assis Chateaubriand ao Estado. Hoje o museu conta com um acervo de mais de 4 mil obras das mais variadas técnicas, épocas e estilos, indo desde o academicismo francês até a contemporaneidade.

O museu, que faz parte da rede de equipamentos da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), reúne obras de grandes nomes como Portinari, Cícero Dias, Eliseu Visconti, Djanira, Telles Junior, Wellington Virgolino, Di Cavalcanti, João Câmara, Guinard, Adolph Gottielib, Burle Max, Francisco Brennand, entre outros.

O MAC-PE está instalado em um prédio tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), por ter sido a antiga Casa de Câmara e Cadeia Pública do Município de Olinda. O prédio, datado de 1765, foi projetado para ser o Aljube da Diocese, sendo durante todo o período da Inquisição a única prisão eclesiástica que se tem notícia na história do Brasil.

Nele, um cárcere de foro eclesiástico era utilizado para o recolhimento de pessoas acusadas de delitos contra a religião católica romana. Nesse prédio atualmente funciona a sede do museu, onde estão à mostra obras pertencentes ao acervo do MAC-PE, composto por quinze coleções. Além da sede, fazem parte do seu Complexo Cultural a Capela de São Pedro Advíncula, a Praça Assis Chateaubriand (ambas em frente à sua sede), a Casa da Reserva Técnica e a Galeria de Arte Tereza Costa Rêgo. Esta última está destinada a exposições temporárias de artistas pernambucanos, nacionais e internacionais.

Visite o Museu de Arte Contemporânea
Endereço: Rua 13 de maio, 149, Varadouro – Olinda
Visitação: Terça a a sexta, das 9h às 13h
Telefone: (81) 3184.3153
Entrada Gratuita
E-mail: mac.arte@hotmail.com / ddc.fundarpe@gmail.com
Chefe de unidade: Célia Labanca