Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Espaços culturais

MUSEU DO BARRO DE CARUARU (MUBAC)

Chico Santana

Um dos museus mais visitados de Pernambuco, o Museu do Barro de Caruaru está instalado num prédio moderno, localizado ao lado do Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, onde todos os anos concentram-se as comemorações do São João do município. O Museu do Barro destaca em suas coleções os principais polos de cerâmica popular da região, enfatizando sua preservação e promoção. O museu está situado no Espaço Zé Caboclo, assim batizado em homenagem a um dos mais conhecidos artesãos do Alto do Moura, povoado famoso por sua forte cultura de raiz e localizado a seis quilômetros do centro de Caruaru. Também no Alto do Moura viveu outro artista, o exímio modelador do barro, Mestre Vitalino. O Museu do Barro possui 67 peças de autoria deste mestre.

O acervo do museu é composto por cerca de 2.300 peças, entre cerâmica utilitária, decorativa, figurativa e ex-votos. O espaço expositivo do museu está composto pelas seguintes salas: Ceramistas do Alto do Moura, Mestre Vitalino e sua família, Coleção Abelardo Rodrigues e Pinacoteca Luiza Maciel, que expõe telas de artistas de Caruaru retratando a cidade e suas tradições. Além disso, o museu conta com uma sala para exposições de curta duração e ações educativas.

Abrem a exposição de cerâmica do museu peças de Zé Caboclo, Ernestina, Zé Rodrigues e Manuel Eudócio, os mais antigos artesãos caruaruenses. O circuito de exposição do Museu
do Barro tem um formato didático que mostra o processo criativo da arte em cerâmica, através de textos e painéis fotográficos complementados por instrumentos de trabalho dos ceramistas. O Mubac faz parte da rede de equipamentos culturais da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

Visite o Museu do Barro de Caruaru
Endereço: Praça Cel. José de Vasconcelos, 100, Centro – Caruaru
Visitação: Terça a sábado, das 9h às 17h | Domingo, das 9h às 13h
Telefone: (81) 3727.7839 | 3721.2545
Entrada: R$ 2,00 (inteira) e R$ 1,00 (meia)
E-mail: museudobarro@fundarpe.pe.gov.br
Chefe de unidade: Maria Amélia Campello