Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter
Cultura.PE

Polos do FIG 2014

>> Palco Mestre Dominguinhos

Palco de maior público do festival, o “Mestre Dominguinhos” (antigo Guadalajara) recebe as atrações de grande porte do evento, incluindo nomes locais, nacionais e internacionais. Alternando a programação de cada noite, os artistas fazem shows diários de diferentes estilos musicais. É o local da abertura oficial do FIG.
Local: Praça Mestre Dominguinhos

>> Palco Instrumental

Um dos palcos mais charmosos do FIG, está localizado no Parque Ruber Van der Linden, conhecido em Garanhuns como Pau Pombo. Abriga grupos e artistas instrumentais, com apresentações que vão da música regional ao jazz, com início a partir das 18h. Dias 19, 20, 24, 25 e 26 de julho.
Endereço: Parque Ruben Van Der Linden/Pau Pombo – Rua Manoel Clemente, s/nº, Santo Antônio. 

>> Palco Cultura Popular

Reúne a riqueza da cultura popular nordestina. Coco, boi, reisado, São Gonçalo, maracatu de baque solto e virado, afoxé, pastoril, ciranda, frevo, cavalo marinho e caboclinho estão entre as manifestações presentes na programação do polo, a partir das 10h.
Endereço: Avenida Santo Antônio, Largo do  Colunata, Santo Antônio (Centro).

>> Polo Euclides Dourado

Um dos mais movimentados do FIG, o Parque Euclides Dourado abriga o maior número de espaços, com diversas ações o dia inteiro e uma praça de alimentação.  Endereço: Avenida Júlio Brasileiro, s/nº, Heliópolis.

Palco Pop – Recebe shows de bandas e artistas da música contemporânea produzida em Pernambuco e fora do estado. No local, o som vai de rock a derivados, como o manguebeat, o funk, o rap e outros. Dias 19, 20, 24, 25 e 26 de julho.

Palco Forró – Destinado aos gêneros da matriz do forró, utiliza a mesma estrutura do Palco Pop, com shows que começam por volta da 0h. Dias 19, 20, 24, 25 e 26 de julho.

Espaço da Dança e do Teatro para Infância – Oferece programação de artes cênicas, com espetáculos de dança e peças de teatro para infância. A programação traz grupos de Recife, Garanhuns, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. As apresentações são sempre às 16h.  Os ingressos serão distribuídos gratuitamente no local das 14h às 15h30. Cada pessoa pode receber até 2 ingressos. A partir do dia 19/7.

Espaço Mamulengo & Pontos de Cultura – Conta com apresentações de teatro de mamulengo para crianças de todas as idades, além de atividades recreativas. Nesta edição, vai abrigar também o Palco dos Pontos de Cultura, com apresentações de 21 a 26/7, sempre às 17h.

Espaço do Artesanato e dos Patrimônios Vivos – Centro de exposição e comercialização do artesanato pernambucano no FIG. Nesta edição, o espaço também vai acolher a exposição “Pernambuco Vivo”, desenvolvida pelo Sistema Jornal do Commercio, em parceria com o Governo do Estado, revelando os patrimônios vivos da cultura pernambucana. O Caminhão do Programa de Artesanato de Pernambuco (Pape) também compõe a ação de artesanato no polo, funcionando na entrada do Parque.

>> Praça da Palavra

Durante os dez dias, a Praça da Palavra recebe recitais, debates, lançamentos de livros, oficinas, contações de histórias, feira de compra e troca, e outras ações. Endereço: Praça Souto Filho, Heliópolis.

 >> Circo

A popular lona de circo é  montada para receber artistas de Pernambuco e outros estados, como Rio de Janeiro e São Paulo.
Endereço: Av. Caruaru – Heliópolis (próximo ao Terminal Rodoviário)

 >> Teatro Luiz Souto Dourado

Concentra a programação teatro adulto do festival, com espetáculos de grupos pernambucanos e de outros estados. As peças são encenadas a partir das 19h. Entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente no local das 10h às 11h e das 15h às 16h. Cada pessoa pode receber até 2 ingressos. A partir do dia 19/7.
Endereço: Praça Dom Moura, s/nº, Santo Antônio, Centro (próximo a Praça Mestre Dominguinhos – antiga Esplanada Guadalajara).

 >> Cine Eldorado

Abriga a 10ª Mostra de Cinema do FIG e outras ações de Audiovisual do festival.
Endereço: Polo Heliópolis – Av. Rui Barbosa, 1071, Heliópolis.

>> Casa Galeria Galpão

Espaço destinado a atividades de artes visuais e fotografia. Funciona como uma grande galeria no FIG, com exposições, intervenções e residência artística de vários participantes. Também recebe espetáculos de dança. Aberta das 14h às 21h.
Endereço: Av. Dantas Barreto, 34, Santo Antônio.

>> Polo Castainho

Polo de uma das comunidades quilombolas mais emblemáticas de Pernambuco, onde acontecem oficinas, mostras, rodas de debate e apresentações. Espetáculos e encontro de cultura tradicional também estão na programação do polo.
Endereço: zona rural de Garanhuns, a 5km do bairro Santo Antônio.

Projetos especiais

 >> Cultura Livre nas Feiras
Leva apresentações de cultura para feiras livres da cidade. O projeto é realizado pela Secretaria de Cultura de Pernambuco e Fundarpe em todo o estado, desde o início de 2012. Nesta edição, as apresentações acontecem nos dias 19 e 26 de julho.

>> X Virtuosi na Serra
Programação de música erudita na Igreja Matriz de Santo Antônio com curadoria do projeto do maestro Rafael Garcia. De 18 a 21 de julho.
Local: Avenida Santo Antônio, 33, Santo Antônio.

>> CPM no FIG
Programação de música erudita na Igreja Matriz de Santo Antônio pensada pelo Conservatório Pernambucano de Música (CPM). De 22 a 25 de julho. 
Local: Avenida Santo Antônio, 33, Santo Antônio.