Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Literatura

Formação

Tom Cabral

Um dos eixos mais importantes de atuação da Coordenadoria de Literatura é a formação, entendida não apenas em sua dimensão estética e simbólica, mas levando em conta o fomento à cadeia produtiva e a iniciativas alternativas de editoração e distribuição, além da construção de políticas públicas. São ações recorrentes os seminários, oficinas e cursos de curta duração dentro do Festival Pernambuco Nação Cultural e no Espaço Pasárgada.

Destaca-se o projeto de formação voltado para a criação de células editoriais independentes, com livros artesanais feitos com capas de papelão, fruto da articulação da coordenadoria com o movimento cartonero, fundado na Argentina em 2003. A partir desse projeto, foi fundado o selo Severina Catadora, em Garanhuns, que é formado por escritores e catadores cooperativados. O próximo passo é o fomento à construção de uma cooperativa internacional com editoras da França, Argentina, Bolívia e Chile, com o objetivo de dar visibilidade à produção contemporânea de jovens autores pernambucanos.

São igualmente importantes os seminários de leitura e bibliotecas, desenvolvidos em parceria com a Comissão Intersetorial em Defesa das Bibliotecas, Livro, Leitura e Literatura. Através de encontros realizados em diversas cidades do Estado, pretende-se mapear o setor de bibliotecas e identificar pontos norteadores para as políticas públicas para a cadeia mediadora.