Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Literatura

A coordenadoria

Subordinada à Diretoria de Políticas Culturais da Secretaria de Cultura de Pernambuco, a Coordenadoria de Literatura tem como função formular, planejar e executar ações, projetos e programas voltados à construção de políticas públicas para o setor do livro, leitura e literatura dentro do estado de Pernambuco. Entre suas atribuições está a de subsidiar a Secretaria de Cultura na construção dos editais, portarias e demais instrumentos ligados às políticas públicas para o setor de literatura, colaborar na curadoria das ações de formação, difusão e fruição de literatura dentro dos eventos promovidos em parceria com a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

A Coordenadoria de Literatura tem como uma de suas premissas a articulação entre os elos criativo, produtivo e mediador da cadeia do livro, de modo a fortalecer o setor de maneira sustentável, a partir de ações em parceria com a sociedade civil, através da Comissão Setorial de Literatura e da Comissão Intersetorial em Defesa das Bibliotecas, Livro, Leitura e Literatura, além de buscar diálogo com o Sistema de Bibliotecas do Estado e a Secretaria de Educação, especificamente no que diz respeito às políticas para a formação de leitores e bibliotecas.

Em sua missão, a Coordenadoria de Literatura leva em conta a diversidade de dicções literárias presentes no estado, valorizando as mais diversas vertentes, inclusive as manifestações da poesia oral. Com isso, pretende dar visibilidade às potencialidades
literárias de todas as regiões do estado, respeitando suas particularidades e incentivando seu desenvolvimento. Ao mesmo tempo, preocupa-se em possibilitar diálogos e intercâmbios entre os membros do elo criativo através de escutas nos fóruns de cultura e ações conjuntas que envolvam artistas procedentes de todas as regiões de desenvolvimento.

Da mesma forma, a Coordenadoria de Literatura consolida o compromisso na construção de políticas de estado para o setor, notadamente no suporte ao Governo e à sociedade civil para a formulação do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas.