Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Literatura

Parcerias

Na realização e otimização de determinadas ações, a Coordenadoria de Literatura estabelece parcerias com entidades e instituições que possuam vínculo com a atividade literatária. O intuito é agregar ainda mais multiplicadores, potencializando o alcance dessas ações.

União Brasileira de Escritores – UBE
A UBE, entidade política que representa os escritores no estado, é uma importante parceira da Coordenadoria de Literatura na construção de políticas públicas para o setor. A partir de 2013, a UBE participou dos Encontros de Escritores e Leitores, realizados dentro do Festival Pernambuco Nação Cultural (FPNC) para mapear a cadeia criativa no estado. Nessa ação sistemática, a UBE vem fomentando a criação de sedes regionais da instituição, numa política de interiorização de suas ações, apoiada pela Secretaria de Cultura de Pernambuco.
Site: http://www.ube.org.br

Universidade Blaise Pascal – Clermont II
A Secretaria de Cultura de Pernambuco e a Fundarpe firmaram, em 2012, um termo de colaboração com a Universidade Blaise Pascal (França), com o intuito de promover o intercâmbio cultural entre o país europeu e Pernambuco. Isso foi possível graças às articulações feitas pela Coordenadoria de Literatura, que realizou, em 2013, uma visita de cooperação que possibilitou a realização do I Encontro de Literatura Cartonera e estabeleceu uma parceria entre a Semaine de la Poésie, de Clermont-Ferrand e o Festival Internacional de Poesia do Recife. Dentro desse termo de cooperação estão previstas ações de intercâmbio de escritores, publicações conjuntas e outras ações de difusão e formação parceirizadas.
Site: http://www.univ-bpclermont.fr

Fórum Pernambucano em Defesa das Bibliotecas, Livro, Leitura e Literatura
É uma articulação da sociedade civil que envolve os diversos elos da cadeia do livro, com o intuito de discutir e propor políticas públicas para o setor, bem como realizar, em parceria com o poder público, diagnósticos e mapeamentos, visando à construção de marcos legais, principalmente Planos do Livro e Leitura, tanto a nível municipal como estadual. O fórum se reúne mensalmente no Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco, nas terceiras terças-feiras de cada mês, a partir das 14h.