Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Literatura

Parcerias

Na realização e otimização de determinadas ações, a Coordenadoria de Literatura estabelece parcerias com entidades e instituições que possuam vínculo com a atividade literária. O intuito é agregar ainda mais multiplicadores, potencializando o alcance dessas ações.

Cepe Editora

A Companhia Editora de Pernambuco – Cepe é uma sociedade de economia mista que tem como atividade principal a edição e impressão do Diário Oficial do Estado de Pernambuco. Vinculada à Secretaria da Casa Civil, tem como missão publicar os atos oficiais e matérias legais, públicos e privados, garantindo sua autenticidade e perenidade, e contribuir para fortalecer a cidadania e valores culturais. Suas atividades, além da edição e impressão do órgão oficial, englobam também a edição de periódicos e a produção de impressos em geral, atendendo à estrutura do Estado e a terceiros. A partir de 2008, a Cepe vem investindo fortemente na edição de livros, que ganham o reconhecimento público, tanto pelo conteúdo quanto pela qualidade editorial e gráfica.

A Cepe e a Secult/Fundarpe, através da Coordenadoria de Literatura, são parceiras na realização do Prêmio Hermilo Borba Filho de Literatura e no projeto A Gente da Palavra, além de promoverem a Praça da Palavra, palco da Literatura durante o Festival de Inverno de Garanhuns.
Acesse: https://www.cepe.com.br

Universidade Blaise Pascal – Clermont II

A Secretaria de Cultura de Pernambuco e a Fundarpe firmaram, em 2012, um termo de colaboração com a Universidade Blaise Pascal (França), com o intuito de promover o intercâmbio cultural entre o país europeu e Pernambuco. Isso foi possível graças às articulações feitas pela Coordenadoria de Literatura, que realizou, em 2013, uma visita de cooperação que possibilitou a realização do I Encontro de Literatura Cartonera e estabeleceu uma parceria entre a Semaine de la Poésie, de Clermont-Ferrand e o Festival Internacional de Poesia do Recife. Dentro desse termo de cooperação estão previstas ações de intercâmbio de escritores, publicações conjuntas e outras ações de difusão e formação parceirizadas.
Acesse: http://www.univ-bpclermont.fr

Fórum Pernambucano em Defesa das Bibliotecas, Livro, Leitura e Literatura

É uma articulação da sociedade civil que envolve os diversos elos da cadeia do livro, com o intuito de discutir e propor políticas públicas para o setor, bem como realizar, em parceria com o poder público, diagnósticos e mapeamentos, visando à construção de marcos legais, a exemplo do Plano Estadual do Livro Leitura Literatura e Bibliotecas – PELLLB, com previsão de conclusão para 2018.

O Fórum realiza reuniões ampliadas bimensalmente, na Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco, nas terceiras quartas-feiras de cada mês, a partir das 18h.
Acesse: https://www.facebook.com/ForumPEBLLL/

Secretaria da Mulher de Pernambuco

Em 2017 a Secult/Fundarpe, por meio da Coordenadoria de Literatura, passou a integrar o grupo de entidades parcerias para a realização da primeira edição do Prêmio Literário da Mulher Idosa – Anita Paes Barreto, projeto da Secretaria da Mulher de Pernambuco, através da Gerência de Fortalecimento Sociopolítico das Mulheres. A iniciativa conta ainda com o apoio da Cepe, Alepe, Amupe, UFPE, CEDPI, Comitê Interinstitucional Pró-Mulher Idosa e Academia Pernambucana de Letras, através de termo de cooperação técnica assinado em setembro de 2017.
Acesse: http://www.pe.gov.br/blog/2017/09/29/secretaria-da-mulher-do-estado-abre-inscricoes-para-o-i-premio-literario-da-mulher-idosa/