Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

PATRIMÔNIO CULTURAL

A Gerência

A Fundarpe, através da Gerência de Preservação Cultural – GPCULT atua na gestão, coordenação e supervisão das atividades relacionadas com a política de preservação e de memória dos bens materiais e imateriais de Pernambuco, detentores de valores patrimoniais, através de ações de proteção, processos de inventário, tombamento e registro, de execução de ações de conservação e salvaguarda do patrimônio protegido e da utilização e destinação dos bens preservados e passíveis de preservação do Estado.

A Fundarpe foi criada em 1973 em decorrência do Compromisso de Brasília firmado entre Governadores de Estado, Secretários Estaduais da Área de Cultura, Prefeitos de Municípios Interessados, Presidentes e Representantes de Instituições Culturais promovido pelo Ministério da Educação e Cultura, em abril de 1970, reconhecendo a necessidade de ação supletiva dos Estados e Municípios à atuação federal no que se refere a proteção dos bens culturais de valor nacional e a competência destes na proteção dos bens de valor regional. Em relação a uniformização da legislação em vigor, atendia-se o art.23 do Decreto-Lei 25 de 1937.Na sua origem, a Fundarpe tratou unicamente da proteção do patrimônio histórico material.

Em 1979 o Estado edita sua Lei 7970 de tombamento de bens, sendo composto o Sistema Estadual de Tombamento em conjunto com o Conselho Estadual de Cultura. A partir da década de 1980, as ações da Fundarpe se ampliam envolvendo ações de fomento e difusão de outras linguagens culturais diversas do monumento de “pedra e cal”.

Nos últimos anos, a GPCULT tem ampliado gradativamente seu espectro de ação, através de uma visão integrada e transversal da área, numa tentativa de atender à sua amplitude temática e geográfica. Assim, além da atuação na preservação dos bens materiais, vem se dando ênfase às ações relativas ao patrimônio imaterial e de educação patrimonial.

A atuação da Gerência de Preservação Cultural vem ganhando ainda mais solidez com a construção, desde 2011 (e pela primeira vez no Estado), de uma política de preservação do patrimônio cultural, que visa a desenvolver o Sistema Estadual de Preservação. A estruturação dessa política articula-se também ao contexto nacional e internacional. Nessa perspectiva, a Secult-Pe e a Fundarpe consideram o patrimônio cultural como um objeto de gestão econômica, política e cultural a ser priorizado em face à transformação da memória, das identidades e dos recursos econômicos de Pernambuco.

EQUIPE/CONTATOS

Gerente Geral de Preservação do Patrimônio Cultural
Márcia Chamixaes | 3184.3051
email: marcia.chamixaes@fundarpe.pe.gov.br

Gerente de Preservação Cultural
Celia Campos | 3184.3060
email: celia.campos@fundarpe.pe.gov.br

Gestão de Patrimônio Histórico
Neide Fernandes | 3184.3067
email: neide.fernandes@fundarpe.pe.gov.br

Patrimônio Imaterial
Marcelo Renan | 3184.3061
email: patrimonioimaterial@gmail.com

Educação Patrimonial
Amanda Paraíso | 3184.3062
email: e.patrimonial@gmail.com

Preservação
Rosa Bomfim (3184.3061)
email: rosa.bomfim@fundarpe.pe.gov.br

Projetos e Obras
Nazaré Reis (3184.3065)
email: nazare.reis@fundarpe.pe.gov.br

 

Horário de atendimento
Segunda à sexta
das 8h às 17h