ESPAÇO PASÁRGADA
(Casa de Manuel Bandeira)

A casa da Rua da União nº 263, onde Manuel Bandeira passou dias significativos de sua infância - a casa de seu avô, que nunca o poeta de "Evocação do Recife" afastou da lembrança - foi tombada pelo Governo do Estado em meados de 1984, ficando sob a responsabilidade da FUNDARPE. Em 1986, após ter passado por um processo completo de restauração, foi inaugurada com o nome de Espaço Pasárgada.

O porquê do nome

O exótico nome é mais histórico do que literário e surgiu por acaso. Manuel Bandeira, lendo o escritor grego Xenofonte, descobriu a palavra "PASÁRGADA", tratando-se de uma cidadezinha provinciana ao sul da antiga Pérsia. Para o poeta, foi aí o paraíso terrestre, com tanta felicidade que inspirou o famoso poema "Vou-me embora pra Pasárgada", publicado pela primeira vez no seu livro "Libertinagem": em 1930. Eis a razão do nome PASÁRGADA.

O ESPAÇO PASÁRGADA é uma unidade cultural, vinculada à FUNDARPE que visa apoiar e desenvolver manifestações artísticas e literárias, particularmente enfatizando Manuel Bandeira e demais poetas pernambucanos.

Sendo o núcleo onde o público interessado pode enriquecer suas pesquisas tendo à sua disposição:

  • Serviço de informação, constando de um cadastramento de poetas pernambucanos vivos e mortos e listagem de poetas e críticos de poesia brasileiros, permitindo o intercâmbio entre nossos poetas e os demais do País.
  • Mostra continuada da poesia que vem sendo produzida por poetas pernambucanos, dispondo para isso de uma biblioteca e sala de leitura;
  • Peça filatélica em homenagem ao centenário natalício do Poeta(1986);
  • Galeria de Manuel Bandeira e de poetas pernambucanos falecidos, com fotos, documentos e relíquias;
  • Sala de audição, onde se manterá uma coletânea de fitas de recitais que poderão ser ouvidas individualmente pelo público;
  • Pequena oficina tipográfica, aberta aos poetas que queiram imprimir livrevemente suas produções;
  • Eventos como recitais, palestras e encontros de poesia.

O Espaço Pasárgada esta aberto para visitação de Segunda a Sexta-feira das 08:00 às 17:00h.

Agenda - Julho

Programação
Recital poético em homenagem póstuma aos poetas aniversariantes do mês : Eulália de Oliveira, Rogaciano Leite e Solano Trindade.
Dia : 30
Horário : a partir das 18:30h

Exposição Permanente - Manuel Bandeira - "Vida e Obra", com fotos e poemas.

 

O Espaço Pasárgada esta implantando uma Biblioteca sobre Poesia e Poetas Nordestinos. As pessoas interessadas em doar livros e qualquer material literário, podem entrar em contato através do telefone: 081 231-3994 ou no endereço: Rua da União, 263 - Boa Vista