Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

ARTES CÊNICAS

Edital da Petrobras inscreve projetos para circulação de peças pelo país

Inscrições vão até o dia 30/01/2015

Atores, produtores e diretores da cena teatral pernambucana, que tiverem interesse em participar do Programa Petrobras Distribuidora de Cultura (PPDC), edição 2015/2016, poderão se inscrever até o dia 30 de janeiro de 2015, no edital que a empresa lançou neste mês de novembro para circulação de espetáculos em todo o Brasil.

Assim como nas edições anteriores, o PPDC conta com a parceria do Ministério da Cultura e tem como objetivo contemplar projetos teatrais profissionais, não inéditos, nas categorias adulto e infanto-juvenil, relevantes dentro do cenário cultural brasileiro. Eliana Coelho, representante da Gerência de Patrocínio da Petrobras, chama a atenção para duas novidades deste ano: “Além da questão da acessibilidade, os projetos deverão oferecer, em todas as apresentações, tradução para libras – a linguagem brasileira de sinais – e/ou audiodescrição”, frisa. O investimento é de R$ 15 milhões.

Para estimular a inscrição por região, o Programa manterá a ação iniciada em sua última edição – implementação de cotas. Essa iniciativa visa democratizar o acesso de proponentes de todas as regiões do Brasil, através da seleção de, no mínimo, 5% dos projetos inscritos por diferentes pessoas jurídicas sediadas em cada região do país, ou seja, a cada vinte projetos inscritos por diferentes empresas de determinada região, no mínimo 1 (um) deverá ser contemplado. O resultado dessa iniciativa, na edição anterior, foi bastante positivo, principalmente para o Nordeste, que teve um incremento de 70% no número de projetos contemplados.

As inscrições podem ser feitas até 30/01/2015, exclusivamente por meio do site oficial do PPDC. Os projetos não precisam estar previamente inscritos na Lei Federal de Incentivo à Cultura. As peças deverão circular de setembro de 2015 a novembro de 2016. Confira aqui o regulamento.

Histórico
Desde 2009, o Programa Petrobras Distribuidora de Cultura viabilizou a circulação de 160 peças teatrais em mais de 130 municípios de todos os estados brasileiros. Foram cerca de duas mil apresentações, atingindo público superior a 500 mil pessoas.

< voltar para home