Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Artes Visuais e Fotografia

Pernambucana leva projeto Dajaneladomeuonibus à Brasília

Workshop acontecerá entre os dias 9 e 12 de abril, no Sesc 504 Sul e nas linhas dos coletivos que circulam no Distrito Federal

A designer Isabela Farias será a facilitadora do workshop

“Enxergar o que habita o dia-a-dia urbano para além do óbvio. Perceber os detalhes que se perdem no movimento da cidade. Olhar o cotidiano sob novo recorte da realidade”. Essa é a proposta do workshop Dajaneladomeuonibus, que acontecerá em Brasília, entre os dias 9 e 12 de abril. Fruto de um projeto fotográfico itinerante capitaneado pela designer pernambucana Isabela Farias - que já percorreu várias cidades do mundo, por meio das redes sociais, a atividade possibilitará aos participantes desenvolverem técnicas que facilitem a captação de imagens dentro do ônibus – seja do celular, da câmera fotografia ou de outros equipamentos fotográficos, e permitirá também que eles passem a sensibilizar mais o olhar diante de suas atividades rotineiras. ”Enxergamos o mundo por muitos ângulos e captamos vários detalhes. A ideia do curso é revelar justamente esses detalhes perdidos no cotidiano”, disse Isabela.

O curso, que acontecerá no Sesc da 504 Sul e nas linhas dos coletivos que circulam pelo Distrito Federal, vai abordar ainda questões presentes nos grandes centros urbanos na atualidade, como mobilidade, apropriação dos espaços públicos, resgate da memória histórica e afetiva. “O Dajanela é uma  linha de ônibus que cruza muitas cidades no mundo. E, como tal, reforça a troca de valores, a cidadania e o envolvimento das pessoas com o seu espaço no mundo e a interação delas com outras pessoas de outras cidades – tudo isso, através de uma plataforma virtual”, comentou a idealizadora do projeto.  Além de Isabela, o workshop contará com a participação do fotógrafo João Abreu, que será o responsável pelas técnicas de captação de imagens.

Isabela Farias
Artista e designer que desenvolveu o projeto Dajaneladomeuonibus. Trabalha como designer há mais de 20 anos sobre temas sociais e culturais, entre eles a identidade visual do longa-metragem “Tatuagem” de Hilton Lacerda (2013), a decoração do “Carnaval Multicultural do Recife” (2012) e a embalagem do preservativo gratuito “É hoje, Agora, Vem” (2003), que ganhou prêmio na ADG Brasil. Também desenvolve trabalhos como artista e performer, entre eles, uma ação urbana no ”Projeto PE 15 – uma viagem integrada com arte” (2014) e a performance “No ve lo” (2015).

João Abreu
Fotógrafo há mais de 20 anos, acumula experiência em fotojornalismo, fotografia de eventos e em criação de imagens publicitárias.

Confira um teaser do projeto:

Serviço
Workshop Dajaneladomeuonibus
Quando: De 9 a 12 de abril
Carga horária: 13 horas/aula
Horário: quinta-feira (9) e sexta-feira (10), das 19 às 22h; sábado (11), das 10h às 15h; domingo (12), das 9h às 12h
Local: Sesc 504 Sul Local: W3 Sul, Quadra 504/505, Bloco “A” Brasília – DF
Investimento: R$ 300 (à vista) ou R$ 350 (divido em 2x)
Informações: (61) 3468-8143 e (61) 8127.8942, ou pelo e-mail: 3olhares@gmail.com

< voltar para home