Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

AUDIOVISUAL

O olhar visionário do urbanista Burle Marx é retratado em filme

Com apoio do Governo de Pernambuco, por meio da Secult-PE/Fundarpe, filme sobre o paisagista será exibido gratuitamente no Teatro Luiz Mendonça

Divulgação

Divulgação

Burle Marx foi precursor da ecologia e defesa do meio ambiente

Um dos maiores paisagistas do século XX, Roberto Burle Marx deixou um legado para o Recife, onde viveu nos anos 1930. Muito antes de se falar em sustentabilidade, ele já era defendor da ecologia e defesa do meio ambiente. Um pouco da sua história está no documentário “Filme Paisagem, um olhar sobre Roberto Burle Marx”, dirigido e escrito por João Vargas Penna, que será exibido no Recife, nesta quarta-feira (11), no Teatro Dona Lindu, dentro das comemorações antecipadas do Dia do Arquiteto e Urbanista em Pernambuco – promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/PE). A sessão começa às 18h30 e é gratuita. Na abertura, haverá também uma apresentação da Orquestra Criança Cidadã.

O evento contará ainda com a exibição do inédito minidoc “Arquitetura do Recife: o começo de tudo”, abordando o pioneirismo da arquitetura pernambucana no período 1950/1970, com nomes como Acácio Gil Borsoi, Heitor Maia Neto, entre outros. Além da exibição dos filmes, está prevista a entrega de prêmios a profissionais e estudantes de arquitetura, e a divulgação de concursos promovido pelo CAU/PE.

Burle Marx – Realizado com apoio do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe),o filme é um passeio pela arte e personalidade de Roberto Burle Marx, que também era pintor, cozinheiro e cantor, facetas estas pouco conhecidas do grande público. O documentário foi exibido anteriormente no Recife, numa curtíssima temporada.

Nascido em São Paulo, filho de judeu alemão e católica pernambucana, Burle Marx foi precursor da ecologia e defesa do meio ambiente. O paisagista valorizava as plantas nativas e descobriu muitas espécies novas, em viagens de coleta e pesquisa por todos ecossistemas brasileiros, que fazem parte de uma enorme coleção de plantas vivas localizada no sítio onde morou.

Serviço:
Dia do Arquiteto e Urbanista no Recife – Sessão especial do “Filme Paisage, um olhar sobre Roberto Burle Marx”,
Quarta-feira (11), às 18h30
Teatro Luiz Mendonça (Av. Boa Viagem, s/n, Boa Viagem, Recife
Inscrições no site www.caupe.gov.br
Acesso gratuito, limitado à capacidade do espaço

 

< voltar para home