Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Cultura popular e artesanato

No dia de São Pedro, Juninho do Coco lança o CD “Meu Axé”

Jovem artista da cultura popular pernambucana, Juninho do Coco lança terça-feira (29), às 20h, com uma live no YouTube (youtube.com/AlexandreLOmiLOd%C3%B2), o primeiro CD de sua carreira “Meu Axé”. Contemplado pelos recursos da Lei Aldir Blanc em Pernambuco, o álbum reúne faixas autorais, além de canções da sua avó, Dona Vitória Ferreira, uma mais célebres das mestres coquistas da comunidade do Amaro Branco, em Olinda.

TRAJETÓRIA - Com 23 anos, o artista é neto de Dona Vitória (coquista), sobrinho de Mestre Dédo do Coco (um dos maiores coquistas do Amaro Branco), sobrinho de Zezé de Guarapirá (coquista), filho de Lu Guarú (coquista e percussionista) e criado pela Mestra Ana Lucia do Coco, Patrimônio Vivo de Pernambuco, ele detém em si história, tradição e muita capacidade artística devido a sua formação e vivência de base. Herdeiro de toda essa bagagem, nasceu com o talento nato de tocar e cantar, de compor e criar tudo que for possível dentro de seu universo.

Juninho é a nova geração do coco no estado e dá luz à esse álbum com muitas novidades, arranjos lindos e uma pegada única, totalmente sua, de seu talento e imaginário. Além de cantar, ele tocou quase todos os instrumentos na gravação, deixando a obra com sua identidade integral. Segundo o artista, esse lançamento “ficará marcado em minha vida, pois sempre toquei para muitas pessoas e agora chegou minha vez de ver materializado meu próprio trabalho, meu suor, minha poesia, meu coco”.

Faixas como “Papagaio Louro”, do cancioneiro sagrado da Jurema, arranjada em cordas pelo grande músico Rubens França, dá um tom amplo ao CD, que tem músicas como “Lá no meu terreiro”, trazendo a força do catimbó com muita mazurca, “A barra da lua cresce”, do Mestre Ferrugem, que o ensinou pessoalmente esses versos de improviso nunca cantados antes pelos coquistas, dentre outras. Todo material será disponibilizado nas plataformas digitais de música e no YouTube.

Serviço
Lançamento do disco “Meu Axé” – Juninho do Coco
Quando: 29 de junho de 2021 (terça-feira), às 20h
Transmissão pelo canal: youtube.com/AlexandreLOmiLOd%C3%B2

< voltar para home