Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Cultura popular e artesanato

Várias opções de prévias carnavalescas na Mata Norte

Aliança, Glória do Goitá, Nazaré da Mata e Tracunhaém estarão recebendo ensaios de maracatus tradicionais

Entre as opções de prévias na Mata Norte de Pernambuco, o sábado (24) será marcado pela realização de ensaios e também de uma grande festa de aniversário do Maracatu Cambinda Brasileira, na zona rural de Nazaré da Mata. As festividades são todas abertas ao público e também possuem como característica principal, a manutenção das tradicionais sambadas de maracatu.

Divulgação

Divulgação

Maracatu Leão da Mata Norte

Na sede do Maracatu Leão da Mata Norte, localizada na 2ª Travessa, nº 61, no Bairro Novo de Tracunhaém, a festividade começa às 21h. Segundo Dª Maria José, a popular “Cabocla”, presidenta do maracatu, o ensaio será o primeiro e último antes do Carnaval. “Esta será um grande prévia e queremos realizar de uma forma pacífica, de modo que o Leão da Mata Norte deixe todo o esquema pronto para as apresentações”, disse. E completou “O ensaio deve se estender até às 5h da manhã de domingo, como manda a tradição”.

Jaqueline Maia

Jaqueline Maia

Apresentação do Maracatu Carneiro Mando em 2011, durante o 21º Festival de Inverno de Garanhuns.

De acordo com José Rinaldo da Silva, presidente do Maracatu Carneiro Manso, o ensaio da agremiação começa às 20h, na própria sede do maracatu, localizada no bairro da Vila da Caixa, em Glória do Goitá. “Nossa prévia visa garantir para os moradores da comunidade uma boa opção cultural, onde também iremos nos organizar para os desfiles carnavalescos”, explicou.

Ricardo Moura

Ricardo Moura

Apresentação do Maracatu Cambinda Brasileira em 2012, durante o 22º Festival de Inverno de Garanhuns.

Já em Nazaré da Mata, a grande prévia será o aniversário de 97 anos de fundação do Maracatu Cambinda Brasileira, considerado o maracatu rural mais antigo do Brasil. O evento terá início às 20h, com um cortejo pelas vias da comunidade rural do Engenho Cumbe, localizado a 6 km do centro da cidade. Segundo o presidente do maracatu, Zé do Carro, a festa será com todos os integrantes e suas tradições relacionadas à história do Cambinda. “Faremos uma solenidade simples, mas que esteja composta com os principais significados do maracatu. Teremos o corte de bolo e alguns artistas da região também estarão prestigiando nossa prévia rural, sendo esta a primeira de muitas outras até a chegada do Carnaval”, falou o presidente.

Na cidade de Aliança, o Maracatu Pavão Misterioso de Upatininga também estará realizando em sua sede um ensaio carnavalesco aberto ao público. A festividade começa a partir das 20h, na rua Cel. Luis Inácio, nº 83, no bairro de Upatininga.

< voltar para home