Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Design e Moda

Pernambucanas criam tarot em formato de cordel

A cordelista Luciana Carmen e sua filha, a ilustradora Lua, lançam na próxima quinta-feira, 24 de junho, o “Cordel do Tarot”, com versos e ilustrações que contam a jornada dos 22 Arcanos Maiores. Contemplada com recursos da Lei Aldir Blanc em Pernambuco, a publicação digital – juntamente com a declamação em áudio dos poemas – será disponibilizada gratuitamente a partir do dia do lançamento, através deste link: linktr.ee/cordeldotarot.

Há mais de 20 anos se aventurando no universo do Tarot e há 15 anos escrevendo literatura de cordel, Luciana quis unir a magia da antiga arte divinatória à linguagem da poética popular nordestina. “Convidei minha filha Lua, que é ilustradora, para se juntar a mim neste projeto e ela, com toda sua sensibilidade, entrega, ousadia artística, e, acima de tudo, respeito ao Sagrado, se debruçou na criação das ilustrações, reencantando as lâminas do Tarot com a delicadeza e fortaleza dos seus traços ”, declara a cordelista.

A narrativa dos 22 Arcanos Maiores compõe uma verdadeira jornada do ser humano na Terra, contendo, de forma simbólica, os desafios e superações vivenciados nesta caminhada.  Segundo as autoras, o cordel visa permitir um maior acesso aos conhecimentos do Tarot, instrumento que cada vez vem sendo mais reconhecido como uma rica ferramenta de autoconhecimento e crescimento pessoal.

“O Tarot é um espelho que, através do poder da sincronicidade,  reflete e revela verdades ocultas que estão dentro de nós mesmas (os). Com os seus encantos e mistérios, vejo o Tarot como um sagrado conselheiro”, conta Luciana, que escolheu o estilo ‘Martelo Agalopado’ para relatar poeticamente a jornada dos 22 Trunfos. A inspiração para criação dos versos veio de estudos, sonhos e vivências. Cada Arcano é descrito em quatro estrofes, tendo o cordel o total de 88 estrofes de dez versos cada.

Sobre as ilustrações, Lua diz: “O caminho que segui foi o da inspiração pela poesia que vi ao longo dos anos nos arredores da vida. Minha grande vontade foi trazer para as personagens as características de uma cultura que misturou as tradições milenares, temperadas com a vontade do novo. Quis ver nas cartas os litorais, os agrestes e os sertões, que são os cenários encantados dos meus anos”, explica Lua, contando que neste projeto se aventurou pela primeira vez na pintura digital.  “Durante todo o processo revisitei os estudos e os versos pra me certificar que o que eu intuía em traço, luz e sombra, não fugisse da simbologia proposta em cada Arcano, e, assim, me deixei aberta à escuta do desconhecido que pedia pra nascer”.

De acordo com as artistas, o próximo passo, após o lançamento dos Arcanos Maiores, é a criação dos poemas e ilustrações dos 56 Arcanos Menores. O intuito das artistas é, assim que possível, publicar o Cordel do Tarot no formato físico.

Serviço
Lançamento do Cordel do Tarot
Quando: 24 de junho de 2021 (quinta-feira)
Link de acesso: linktr.ee/cordeldotarot (o material estará disponível a partir da data do lançamento)
Instagram do projeto: @cordeldotarot

< voltar para home