Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Design e Moda

Pôster vencedor da etapa Gravatá é um convite à arte do FPNC

“Gravatá: terra de festa e cultura” é o pôster que irá representar a próxima parada do Festival Pernambuco Nação Cultural em uma edição especial da 16ª Festa da Estação, no agreste pernambucano. O trabalho foi selecionado no Concurso de Pôster promovido pelo FPNC que escolhe a identidade visual de cada etapa contribuindo para o fomento e para a democratização do setor.

O autor da obra, o ilustrador Java Araújo, buscou inspiração nos formatos das tradicionais casas e chalés da charmosa cidade de Gravatá que abre espaço para a diversidade cultural pernambucana durante os dias do FPNC. A ilustração do brincante foi desenvolvida com influência no cubismo. “O personagem aparece tocando seu bumbo alegre para brincar e convidar as pessoas para participar do festival”, completa o vencedor desta etapa, que vai receber uma premiação no valor de R$ 2,5 mil.

Java Araújo

Java Araújo

Gravatá: terra de festa e cultura

O segundo lugar ficou com o pôster A Deusa das Flores, da designer Gi Vatroi, em uma representação da mulher nativa contemporânea do maior polo de produção de flores de Pernambuco. Com cores fortes e vibrantes ligadas à natureza e que remetem à delicadeza.

Gi Vatroi

Gi Vatroi

A Deusa das Flores

O pôster “Cores da Estação”, do artista plástico Daaniel Araújo, que representa a estação ferroviária da cidade, ficou em terceiro lugar. O antigo prédio é um dos símbolos de Gravatá e as cores representam a cultura que toma conta da cidade durante o festival.

Daaniel Araújo

Daaniel Araújo

Cores da Estação

Na comissão julgadora, representando a sociedade civil, estiveram presentes os designers Janaína Branco, Arthur Braga e Bruno Brasileiro. Já representando a Secretaria de Cultura, participaram Tiago Montenegro, gestor de Comunicação, e Ana Lira, da assessoria de Design e Moda.

O Festival Pernambuco Nação Cultural edição especial 16ª Festa da Estação de Gravatá acontece entre os dias 18 de 23 de novembro. Várias linguagens artísticas vão se espalhar pela cidade, como Artes Cênicas, Cultura Popular, Literatura, além de shows no Palco Nação Cultural, no Polo Parque e no Polo Mercado da Cultura. O público da cidade também pode participar de oficinas e workshops de Formação Cultural.

< voltar para home