Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Design e Moda

Série de vídeos discute padrões de beleza no Youtube

Como a mulher vê o seu corpo diante dos padrões de beleza impostos pela sociedade? Promover uma discussão e reflexão sobre essa temática é o principal objetivo do projeto “No Cenário Virtual, Que Padrão é Esse?”, da produtora cultural Rani Duarte, e da designer Natália Nery. Os debates serão provocados a partir da exibição de quatro produções audiovisuais, com figurinos e direção de arte diferenciados em cada etapa. Os materiais são produzidos a partir de duas intervenções urbanas já realizadas e tem como produto final aplicação de lambe-lambes espalhados pelas cidades com frases direcionadas a quebra de padrões ditas por várias mulheres abordadas nas ruas durante a execução do projeto. As exibições estão acontecendo no YouTube do projeto (www.youtube.com/quepadraoeesse).

“As frases que estão ali expostas para a sociedade não são quaisquer frases. Há, por trás de cada uma delas, uma história de uma mulher que não aguenta mais aquela realidade e é através do ‘Que Padrão é Esse’? que elas têm voz e podem expor para a sociedade o que não aguentam mais e quando isso acontece, acabam impulsionando e encorajando tantas outras”, diz Rani Duarte. Para a autora, o projeto é uma conexão entre elas: “é uma conversa nossa e, a partir desse diálogo informal, elas nos dizem o que consideram uma quebra de padrões, das diversas partes da vida: profissional, pessoal, afetiva, enquanto mulher que se auto conhece durante todo esse processo de viver diariamente em uma sociedade tão machista e insiste em nos oprimir”, finaliza.

O ‘No Cenário Virtual, Que Padrão é Esse?’ é uma forma contínua para o período de isolamento, que surgiu a partir de intervenções já realizadas – FIG 2019; Bloco EssaFada 2020. O recurso audiovisual é muito indicado no campo do registro de referências culturais, sendo assim, o projeto contará com uma performance artística de dança realizada por mulheres do Gesttus Grupo de Dança Moderna, apresentando por meio da linguagem do corpo as mensagens dos lambe-lambes evidenciados dentro do contexto da quebra de padrões de forma ressignificada. O corpo associado com a dança permitirá demonstrar sua magnificência enquanto espírito vivo e cheio de significados. Confira os vídeos:

< voltar para home