Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Espaços culturais

Casa da Cultura recebe temporada gratuita de apresentações culturais

A estreia das apresentações culturais, que inclui, ainda, vivências socioculturais e visita guiada para crianças e adolescentes pela Casa da Cultura, no Recife, estreia nesta sexta-feira, 22, a partir das 13h. A iniciativa conta com os recursos do Funcultura

Jorge Farias/Secutl-PE/Fundarpe

Jorge Farias/Secutl-PE/Fundarpe

O Cavalo Marinho Boi Pintado será uma das atrações desta sexta-feira (22)

A Casa da Cultura Luiz Gonzaga, equipamento cultural gerenciado pela Secult-PE/Fundarpe, localizado às margens do Rio Capibaribe, no Recife, será palco do projeto Casa da Cultura em Movimento. A iniciativa reúne apresentações de bloco de carnaval, coco de roda, cavalo-marinho e maracatu. Além disso, há, ainda, vivências socioculturais para crianças e adolescentes, com visitas guiadas pelo local. A estreia acontece nesta sexta-feira (22), às 13h, com as participações de Bloco Carnavalesco Munguzá de Zuza Miranda e Thais, Coco na Pisada do Mestre e Cavalo Marinho Boi Pintado. A programação cultural do projeto, que conta com incentivo do Governo do Estado, por meio dos recursos do Funcultura, contempla quatro grupos da cultura popular e tradicional. Sendo três deles do Recife e outro, de cultura popular da Zona da Mata Norte.

O evento faz parte de uma temporada de seis programações, que deverá ser realizada até março de 2022. Idealizado e coordenado pela produtora Jaqueline Araújo, o projeto tem como proposta acontecer sempre às sextas-feiras. Durante os meses de novembro e dezembro, as atividades vão ficar concentradas no horário das 13h às 16h. Já nos meses seguintes, acontecem a partir das 14h.

Ao todo, o projeto Casa da Cultura em Movimento deverá apresentar, ao longo de seis meses, cerca de dez apresentações, gratuitas. Todas elas serão distribuídas entre os grupos culturais, que revezam a participação dos seus integrantes, para que mais pessoas possam participar das apresentações.

Dentro das atividades, haverá também, espaço para receber Pontos de Cultura e projetos sociais previamente convidados, que atendem crianças e adolescentes de bairros vulneráveis das cidades de Olinda e Paulista. A ideia é que a cada mês, cerca de 20 participantes, tenham vaga reservada na plateia para prestigiar e contemplar as apresentações culturais que serão exibidas no local. Eles também vão poder participar de uma visita guiada pela história da Casa da Cultura de Pernambuco. O projeto vai fornecer transporte e lanches para o público infantil.

Para entreter o público, entre uma apresentação e outra, visitantes, trabalhadores do local e moradores do entorno vão poder desfrutar de uma boa leitura de livros disponíveis na geladeira cultural, que será implantada e doada ao espaço, por meio do projeto.

Todas as atividades do projeto terão recursos de acessibilidade, por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O objetivo é garantir o acesso de pessoas surdas e ou ensurdecidas à programação.

Serviço
Casa da Cultura em Movimento, com as participações de Bloco Carnavalesco Munguzá de Zuza Miranda e Thais, Coco na Pisada do Mestre e Cavalo Marinho Boi Pintado
Quando: 22 de outubro de 2021 (sexta-feira), às 13h
Onde: Casa da Cultural de Pernambuco, rua Raio Leste 201, 2° piso (R. Floriano Peixoto, sn – São José, Recife – PE)
Acesso gratuito

< voltar para home