Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Espaços culturais

Cia. de Teatro Nu Escuro (GO) encena a peça “Pitoresca” no Arraial

A montagem está em circulação pelo país e será encenada gratuitamente nesta quarta (26) e quinta-feira (27), às 20h

Layza Vasconcelos/Divulgação

Layza Vasconcelos/Divulgação

A comédia traz a história de uma índia velha e grávida que observa a história do Brasil

O Teatro Arraial Ariano Suassuna será palco nesta quarta (26) e quinta-feira (27), às 20h, do espetáculo Pitoresca. A peça goiana, dirigida por dirigida por Hélio Froés, é a montagem da Cia. de Teatro Nu Escuro e integra a trilogia Goyaz, um trabalho de investigação cênica que tem como objetivo apresentar de forma crítica e poética a formação do Estado de Goiás. As duas apresentações são gratuitas.

Pitoresca apresenta uma índia velha e grávida que observa a história do Brasil por mais de 400 anos. “Ela presencia a formação das identidades brasileiras que foram construídas a partir dos olhares estrangeiros. Relatos de cientistas e artistas europeus, autobiografia de um africano escravizado, livros de viagens de piratas aventureiros que passaram pelo Brasil forjam um caleidoscópio quase psicodélico de olhares no alvorecer da globalização que escancaram as contradições do nosso mundo moderno”, conta o diretor Hélio Fróes.

O texto foi criado a partir dos relatos e diários dos viajantes estrangeiros que visitaram o Brasil no período do século 15 ao 19, como Pero Vaz de Caminha, Auguste Saint-Hilaire, Langsdorff, John Emmanuel Pohl, Cuthbert Pudsey, Gentil de la Barbinais, Gardo Baquaqua, Anthony Knivet, Gobineau, Louis Agassaiz, Francis Castelnau, Hans Staden, Maria Graham, das iconografias e relatos elaborados por artistas e cientistas das expedições, como Rugendas, Taunay, Florence, Debret, Frans Post, Albert Eckhout e dos “Relatórios de Província”,  que o Governo de Goiás encaminhava, no século 19, ao imperador do Brasil, no Rio de Janeiro.

A Cia. de Teatro Nu Escuro, em atividade desde 1996, desenvolve estética própria e tem suas vertentes na investigação da dramaturgia, na música executada ao vivo, pelo próprio elenco, e na poética do teatro de animação. Com o projeto O Iconógrafo, patrocinado pela Petrobras, a Cia. de teatro Nu Escuro realizou oficinas, seminários e apresentações a fim de aprimorar técnicas e propostas conceituais e estéticas para a montagem de Pitoresca. E agora, em 2016, a peça realizará turnê de 40 apresentações pelo Brasil.

Confira um teaser de Pitoresca:

Serviço
Espetáculo Pitoresca 
Quando: quarta (26) e quinta-feira (27), às 20h
Onde: Teatro Arraial Ariano Suassuna (R. da Aurora, 457 – Boa Vista, Recife – PE)
Quanto: acesso gratuito
Classificação Indicativa: 12 anos

< voltar para home