Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Espaços culturais

Escultura de Manuel Bandeira, no Pasárgada, passa por processo de restauro

Após a conclusão do procedimento, que deve durar 45 dias, a obra será recolocada na fachada do equipamento cultural

Costa Neto/Secult-PE

Costa Neto/Secult-PE

Peça foi confeccionada em bronze pelo artista plástico Celso Antônio na década de 1960

Na última quinta-feira (25/06) a Fundarpe deu início ao processo de restauro e recuperação da escultura ‘cabeça de Manuel Bandeira’, que fica instalada na fachada do Espaço Pasárgada, na Rua da União, centro do Recife.

Durante uma inspeção no local, técnicos da instituição identificaram que a obra, confeccionada em bronze pelo artista plástico Celso Antônio na década de 1960, estava sustentada por uma base de ferro desgastada pelas ações do tempo e do clima. Além disso, a escultura em si não apresentava sua cor natural por ter sido pintada algumas vezes.

A empresa Quadra Restauro será a responsável pelo procedimento de restauro e recuperação, que consiste na substituição da base metálica da escultura por uma da mesma dimensão. Além disso, a camada de revestimento à base de grafite, de tonalidade estanho, que a escultura recebeu será mantida. Será ainda aplicado na obra um material impermeabilizante transparente para evitar que a peça se desgaste com o tempo.

Após a conclusão do procedimento, o qual deve durar em torno de 45 dias, a escultura será devidamente recolocada na fachada do Espaço Pasárgada.

< voltar para home