Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Espaços culturais

Espaços culturais do Recife ganham visitação virtual em 360º

O projeto PorDentro.ID lança sua primeira leva de visitas guiadas e imersivas de equipamentos culturais da cidade, disponíveis no YouTube

O Cinema São Luiz é um dos equipamentos que integram o circuito do

O Cinema São Luiz é um dos equipamentos que integram o circuito do projeto PorDentro.ID

Idealizado por um grupo de designers, o projeto PorDentro.ID – Imersão Digital em Espaços Culturais e Criativos vem construindo experiências de visitação online com imersão em 360º para equipamentos culturais do centro do Recife. Esses registros podem ser conferidos pelo canal do YouTube do projeto (shortest.link/fx3). Neles, os usuários participam de uma visita guiada por seus interiores, tendo possibilidade de direcionar o olhar ao interagir com o vídeo, que pode ser feito girando o celular ou deslizando a imagem na tela. Tudo isso enquanto aprende um pouco sobre a história, a arquitetura e outras particularidades desses locais. Concebido por Renata Gamelo, ao lado de Zaca de Arruda e Arthur Braga, o projeto vem semanalmente lançando essas visitações on-line, finalizando nesta sexta-feira (30), com uma live especial, no YouTube.

Localizados na região central da cidade, nos bairros da Boa Vista, Santo Antônio e Santo Amaro, os espaços são: Cinema São Luiz, Casarão Magiluth, Casa Capitão, Casa Ceça e o Espaço Criadouro. A captação é feita com uma câmera omnidirecional, responsável pelos registros em 360º, também conhecidos como vídeos imersivos. Tal ferramenta já é amplamente utilizada no meio publicitário, imobiliário e na área de tecnologias de realidade aumentada. Este tipo de registro permite uma experiência de diversas perspectivas simultâneas. Assim, o público que já conhece esses espaços pode observá-los por outros ângulos e perspectivas, de forma mais detalhada e, ao mesmo tempo, os visitantes de primeira viagem podem conhecê-los, estimulando uma futura visita presencial quando as condições sanitárias permitirem, também estimulando à adesão em campanhas, produtos e serviços online ou via delivery desses equipamentos.

“O ‘centro’ da urbe é onde tudo se conecta – periferias, moradores, transeuntes, glórias, memórias e contradições. No Recife, encontramos tais pulsões vivas nos bairros de Santo Antônio, Recife, Boa Vista e Santo Amaro. Neste raio geográfico se adensam camadas de tempo e sentido, um grande número de criadores e espaços culturais, gastronômicos e patrimoniais. Com a pandemia, alguns desses equipamentos de cultura foram fragilizados e precisam reinventar sua sustentabilidade em tempos de distanciamento”, explica Renata, idealizadora do projeto.

Nesta sexta-feira (30), será realizada uma live com os idealizadores da iniciativa, que farão um balanço do trabalho e falando dos planos futuros da iniciativa. Essa conversa será no perfil do Youtube do projeto: Por Dentro Imersão Digital, às 18h30.

Essa primeira etapa da iniciativa é financiada pelo edital de Criação, Fruição e Difusão da Lei Aldir Blanc Pernambuco. O PorDentro.ID abraça a proposta do edital em criar projetos acessíveis nos tempos complicados impostos pela pandemia. Ao mesmo tempo em que estimula o cuidado com os empreendedores criativos, instituições e equipamentos culturais que precisam se manter para até o retorno à normalidade, é também um alento ao público, que pode visitar esses espaços sem sair de casa. Os planos de continuidade e de desdobramentos incluem um roteiro turístico audioguiado da La Ursa Tours, empresa de turismo e mobilidade ativa da qual Renata é sócia, planejado para ser lançado no próximo mês, que tem os equipamentos registrados pelo projeto como pontos relevantes do percurso.

VÍDEOS JÁ DISPONÍVEIS: Casarão Magiluth, Casa Capitão, Cinema São Luiz, Casa CEÇA.

Serviço
Live de lançamento do projeto PorDentro.ID
Sexta, às 18h30, no canal do YouTube Por Dentro Imersão Digital (www.youtube.com/channel/UCZeJU8SuaYExLx8n6603JDA/featured)
Gratuito

< voltar para home