Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Espaços culturais

João Lin expõe “À Sombra Leve do Anjos” na Torre Malakoff

Artista utiliza a metáfora do anjo para dialogar com as contradições do mundo atual

Ilustração de João Lin para o livro "Mequerefe e Matsquela", de Luiz Raul Machado

Ilustração de João Lin para o livro “Mequerefe e Matsquela”, de Luiz Raul Machado

O artista visual João Lin expõe pinturas, gravuras, instalação e trabalhos de arte-tecnologia na Torre Malakoff a partir de sábado (24/8). A abertura será às 20h. Com o título “À Sombra Leve do Anjos”, a exposição tem diversas referências desde a teoria da modernidade líquida do sociólogo polonês Zygmunt Bauman a alquimia. Nos trabalhos, o artista utiliza a metáfora do anjo, para dialogar com as contradições postas no mundo atual. Lin compara a relativização do espaço na vida moderna com a ideia mítica dos anjos, seres em trânsito entre mundos, entre sexos, ambíguos. O trabalho tem incentivo do Funcultura, do Governo de Pernambuco. O acesso é gratuito.

Na exposição, a ambiguidade e fluidez sugerida pela metáfora do anjo se expressa também na construção das obras, que transitam por linguagens, técnicas e formatos, criando trabalhos híbridos frutos da intersecção entre quadrinhos, arte e tecnologia, gravura, escultura, desenho.

Os trabalhos são resultado do diálogo de Lin com outros artistas: Fabio Zimbres, da vanguarda dos quadrinhos, que inclusive assina o texto de apresentação da exposição; Ricardo Brazileiro e Ricardo Ruiz são responsáveis por impulsionar os trabalhos experimentais e de interação com a tecnologia; e Katia Fujita, origamista que desenvolve esculturas em papel.

O Artista
João Lin é artista visual com atuação na produção de quadrinhos, cartum, ilustração, videoarte e intervenção urbana. Tem pesquisado, principalmente, os limites fluidos e câmbios possíveis entre as várias expressões da arte: música e desenho, quadrinhos e audiovisual, intervenção urbana e ilustração.

Como artista gráfico recebeu vários prêmios em salões nacionais e internacionais de HQs, edita a revista de quadrinhos autorais Ragu, e ilustra para a literatura infantil. Também já publicou um livro de haicais: “O círculo de Nanquim”. Atualmente é coordenador assistente da Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia Recife, programa realizado no Recife pela ONG Auçuba – Comunicação e Educação.

SERVIÇO
Exposição “À Sombra Leve dos Anjos”, de João Lin
De 24 de agosto a 13 de outubro de 2013
Horário de Visitação: De terça a sexta, das 10h às 18h. Sábados, das 15h às 18h. Domingos, das 15h às 19h
Torre Malakoff: Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife
Agendamento de grupos para visitação: 81 3184-3180 | 3183-3182
Entrada gratuita
Site: www.joaolin.com.br

< voltar para home