Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Espaços culturais

Mateus e Catirina estão de volta ao palco do Teatro Arraial Ariano Suassuna

Com interprete de libras e a possibilidade de contribuir com quanto quiser, o espetáculo "25 Anos de Munganga" integra a política de ocupação do equipamento cultural

Clã de Comunicadores/Divul

Clã de Comunicadores/Divul

Essa é a quarta temporada da peça no Teatro Arraial Ariano Suassuna

O casal mais divertido da cultura pernambucana, Mateus e Catirina, está de volta ao palco do Teatro Arraial Ariano Suassuna para sua 4ª temporada do espetáculo 25 Anos de Munganga. A peça, que integra a política de ocupação da Secult-PE/Fundarpe, ficará em cartaz todas as sextas e sábados de maio, às 20h, no equipamento cultural. Com o objetivo de possibilitar o maior acesso do cidadão aos bens culturais, a MC Produções, promove o projeto Mungangas Populares que, nessa edição. apresenta o modelo do “pague quanto quiser”. A novidade também inclui a participação de um intérprete de libras em cena.

Nessa temporada, o espetáculo apresenta com muita graça os 25 anos de relacionamento dos personagens Mateus e Catirina, interpretado pelos atores Ivan Leite e José Brito, e dirigido por Alberto Braynner. A cena traz ainda jovens percussionistas do movimento cultural da cidade de Camaragibe, se reversando semanalmente, oportunizando novos talentos e mantendo vivas as tradições culturais da percussão de origem africana. ”Mungangas Populares é um projeto busca incentivar a participação e o acesso da população, promovendo o encontro do público com a nossa cultura popular. Na temporada anterior, o projeto destinou ingressos para as comunidades e instituições sócio assistenciais e o resultado foi casa lotada em todas as récitas com a presença de homens e mulheres que nunca haviam ido a um teatro”, conta Leite.

No espetáculo, Mateus, muito “matreiro”, tenta ludibriar a Catirina. Já ela, por sua vez, tenta também dá a volta nele, num jogo de empurra-empurra onde o casal lava a roupa suja ali na frente e no meio de todos, com discussões sobre suas vidas, direitos e deveres, responsabilidades e tudo inerente a vida de uma casal. O público ficará sabendo de segredos como a primeira noite de amor do casal, na lua de mel, na casa da sogra. Tudo isso, claro, com uma boa dose de humor, leve, engraçada, divertida.

25 anos de Munganga propõe funcionar como uma terapia de casal exposta ao público, que, inclusive, participa do espetáculo, interferindo diretamente no desenrolar da peça, opinando e escolhendo quem está certo ou errado, deixando ainda mais engraçada e confusa a vida desses personagens cheios de gestos, caras e bocas. O público poderá ainda subir ao palco e serem testemunhas e padrinhos no tão sonhado casamento de Catirina. A montagem é um ato de resistência e dedicação para em manter vivos esses dois personagens do folclore nordestino, agregando elementos culturais populares vai desde a embolada no pandeiro, passando pelo bumba meu boi, a valsa e maracatu, explodindo no frevo. Tudo isso, na perspectiva de preservar tradição os cenários valorizam a cultura popular do ciclo carnavalesco trazendo os estandartes seculares.

Serviço
Espetáculo Mateus e Catirina em 25 Anos de Munganga
Onde: Teatro Arraial Ariano Suassuna (R. da Aurora, 457 – Boa Vista, Recife – PE)
Quando: de 13 a 28 de maio (sextas e sábados), às 20h
Ingressos: contribuição espontânea

< voltar para home