Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Espaços culturais

Museu do Barro recebe exposição em celebração ao Dia Nacional da Consciência Negra

Mostra 'AfriCultura' faz parte da Semana Cultural Afro Brasileira, promovida pela Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru

Divulgação

Divulgação

A mostra conta com 15 looks desenvolvidos por alunos do curso de Design em Moda da UniFAVIP

O Museu do Barro de Caruaru, localizado no Agreste de Pernambuco, recebe a exposição ‘AfriCaruaru’ como parte da Semana Cultural Afro Brasileira, promovida pela Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru. A mostra conta com 15 looks desenvolvidos por alunos do curso de Design em Moda da UniFAVIP e expõe elementos da cultura africana constituídas em formas, cores, texturas e usos encontrados na cultura pernambucana.

Com apoio da Fundarpe, a exposição integra faz alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no dia 20 deste mês, um dos dias mais importantes do calendário negro, o qual ressalta a resistência da raça e a luta por igualdade, sobretudo, pela liberdade. O objetivo da exposição é conscientizar a população sobre a força da cultura africana presente na constituição étnica do povo nordestino e brasileiro.

Divulgação

Divulgação

Exposição expõe elementos da cultura africana constituídas em formas, cores, texturas e usos encontrados na cultura pernambucana

Para isso, os alunos do curso apresentam o resultado da imersão estético-imagética sobre a cultura africana e suas representações e ressignificações.  Além dos looks, a mostra conta com fotografias tiradas da feira de Caruaru enfocando o tema trabalhado. A exposição ficará aberta ao público até o dia 30 de novembro.

Semana Cultural Afro Brasileira  

O evento é promovido pela Fundação de Cultura e Turismo, através da Diretoria de Ações Culturais, em parceria com a Fundarpe, Secretaria de Educação, Esportes, Ciência e Tecnologia de Caruaru, DESTRA, FAFICA, UniFAVIP, ASCES, IFPE e ACACCIL, entre outros. A programação contará com diversas atividades educativas, artísticas, culturais e será realizada em vários pontos da cidade.

Além da exposição ‘AfriCaruaru’, cabe destacar a realização dos seguintes eventos: ExpoAfro, do Auto Cultural pelo Dia da Consciência Negra e Capoeira na Senzala. Durante a Semana Cultural Afro Brasileira também será o momento para homenagear personalidades e grupos que de alguma forma contribuem para a disseminação e manutenção da cultura afro em Caruaru. Mais informações no site da Fundação de Cultura e Turismo da cidade.

Serviço
Exposição AfriCaruaru
Museu do Barro de Caruaru (Praça Cel. José de Vasconcelos, 100, Centro – Caruaru)
Visitação até 30 de novembro
Terça a sábado, das 8h às 17h | Domingo, das 9h às 13h
Entrada: R$ 2,00 (inteira) e R$ 1,00 (meia)
Mais informações: (81) 3727 7839 | 3721 2545

< voltar para home